Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Jovem com síndrome de Down é morto por policiais na Suécia

O garoto, de 20 anos, carregava uma arma de brinquedo e, segundo a família, não conseguia se comunicar verbalmente por causa do distúrbio

Por Da Redação
3 ago 2018, 12h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Eric Torell, portador de síndrome de Down, foi morto pela polícia na Suécia por carregar uma arma de plástico (Foto/Reprodução)

    Um jovem de 20 anos com síndrome de Down foi morto a tiros pela polícia enquanto carregava uma arma de brinquedo na cidade de Estocolmo, na Suécia, informou nesta sexta (3/8) a emissora CNN.

    Eric Torell foi diagnosticado com autismo e síndrome de Down e era incapaz de se comunicar verbalmente, segundo a mãe, Katarina Söderberg. A família do jovem afirma que ele tinha fugido de casa, algo que já havia feito antes.

    Na hora dos disparos, o menino carregava consigo uma arma de brinquedo de plástico que “parecia um pouco com uma submetralhadora” e foi dada a ele como um presente, disse a mãe.

    A polícia recebeu relatos de uma pessoa armada no distrito de Vasastan na madrugada de ontem. Ao chegar no local, eles gritaram para Torell “abaixar a arma e deitar no chão” e, depois, disparos foram ouvidos, segundo testemunhas.

    Continua após a publicidade

    Torell foi levado para o hospital, mas não resistiu. Quando Katarina foi notificada sobre a morte do filho, acreditou tratar-se de um engano. “Eu não conseguia entender que era verdade, ainda não consigo acreditar que é verdade”, disse a repórteres enquanto mostrava as fotos do jovem.

    Ela afirma que ainda se questiona por que os policiais optaram por atirar para matar, e não apenas miraram a perna do jovem para fazê-lo largar a arma.

    “Mesmo se ele tivesse cometido um erro, mesmo que ele tenha saído de casa com uma pistola falsa, uma arma de brinquedo, eles precisavam matá-lo por causa disso? Estava dia lá fora”, disse sua mãe. “É possível ver uma milha de distância que ele tem síndrome de Down. Um ‘homem ameaçador’? Ele é como um menino de três anos.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.