Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Diálogo com Trump é como salsicha: melhor não saber o conteúdo, diz Macron

Telefone entre líderes na semana passada foi 'terrível', segundo a emissora CNN

Por Reuters
Atualizado em 5 jun 2018, 21h56 - Publicado em 5 jun 2018, 20h20

O presidente francês Emmanuel Macron disse nesta terça-feira, 5, que suas ligações telefônicas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outros líderes mundiais são como salsichas: melhor não explicar o que tem dentro.

Durante uma entrevista com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, Macron foi questionado sobre uma reportagem da emissora CNN dizendo que um telefonema entre o líder francês e Trump na semana passada foi “terrível”.

Emprestando uma citação famosa do estadista prussiano do século XIX Otto von Bismarck, Macron resumiu sua política de evitar fazer comentários em off sobre suas conversas com outros líderes mundiais. “Como Bismarck costumava dizer, se explicarmos às pessoas como salsichas são feitas, é improvável que continuassem a comê-las.”

“Então eu gosto quando as pessoas veem o prato terminado, mas eu não estou convencido de que o comentário da cozinha ajuda a entregar o prato ou a comê-lo”, acrescentou Macron.

Uma nota da Presidência francesa sobre a ligação entre Macron e Trump na semana passada dizia que o presidente francês havia dito a Trump que a decisão do americano de impor tarifas sobre exportações de aliados dos Estados Unidos era tanto “ilegal” quanto “um erro”.

Um comunicado mais curto da Casa Branca sobre a ligação disse que a conversa havia sido focada em comércio e imigração, sem mais detalhes. “Macron pensou que poderia falar o que estava pensando, com base no relacionamento. Mas Trump não aguenta ser criticado deste jeito”, teria dito uma fonte não identificada segundo a CNN. “Foi terrível.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.