Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

López Obrador adverte EUA que não permitirá intervenções no México

Donald Trump disse que vai tratar traficantes de drogas como "terroristas"; declaração foi interpretada como justificativa para intervenção

Por Da Redação
Atualizado em 29 nov 2019, 16h21 - Publicado em 29 nov 2019, 15h42

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, alertou os Estados Unidos nesta sexta-feira, 29, que não permitirá que estrangeiros armados atuem em seu território. O anúncio responde à declaração do presidente Donald Trump de que passaria a considerar os cartéis mexicanos como “terroristas”.

O posicionamento de Trump, feito em uma entrevista de rádio na terça-feira 26, tem sido interpretado no México como uma justificativa para intervir no combate ao tráfico de drogas dentro do país. “Estrangeiros armados não podem intervir em nosso território. Não permitiremos isso”, disse López Obrador. O presidente mexicano, no entanto, enfatizou que Trump sempre foi “respeitoso” em relação a seu governo, e considerou improvável uma possível intervenção armada. 

O contexto da declaração de Trump é de violência no México: no início de novembro, três mulheres e seis crianças de famílias mórmons de origem americana foram mortas a tiros em uma estrada rural no estado de Sonora. As suspeitas recaem sobre traficantes de drogas.

Continua após a publicidade

O primeiro ano de governo de López Obrador se encaminha para se tornar o mais violento desde o início dos registros oficiais, em 1997, superando o recorde de 33.743 assassinatos em 2018. Por enquanto, o presidente não conseguiu parar a espiral de violência da “guerra às drogas” no México nem encontrou uma estratégia clara para subjugar os cartéis brutais.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.