O museu do Louvre, em Paris, não abriu as portas na manhã deste domingo, 1º, em meio ao avanço do surto de coronavírus na França. O país tem 100 casos da doença e duas mortes.
Em um comunicado curto, a direção do museu informou que uma reunião sobre o coronavírus e as novas instruções das autoridades francesas em relação ao surto adiaram a abertura do Louvre. “Nos desculpamos por qualquer inconveniente”, diz a nota. A direção não informou se o museu voltará a abrir as portas ainda neste domingo.
No sábado, o governo da França proibiu eventos que reúnam aglomerações de mais de 5.000 pessoas em ambientes fechados. A decisão provocou o cancelamento do salão de agricultura de Paris e da meia-maratona da capital francesa.
Em declaração para a agência Associated Press, um representante sindical dos empregados do Louvre afirmou que os funcionários do museu temem ser contaminados pelos turistas. “Estamos preocupados porque temos visitantes de todos os lugares. O risco é muito, muito grande”, disse Andre Sacristin.
Eventos cancelados
O museu é mais um ponto turístico afetado pela epidemia. O temor do coronavírus já provocou o cancelamento ou adiamento de grandes eventos mundiais, como o Carnaval de Veneza e o salão do automóvel de Genebra, na Suíça. O Grande Prêmio de Fórmula 1 da China e a peregrinação a Meca também estão na lista.