Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Maduro oficializa referendo para nova Constituição

O presidente oficializará amanhã sua decisão de submeter a referendo o ordenamento jurídico que surgir da Assembleia Nacional Constituinte

Por Da redação
4 jun 2017, 20h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nicolás Maduro
    O presidente venezuelano Nicolás Maduro fala durante encontro com o vice presidente no Palácio de Miraflores, em Caracas - 01/06/2017 (Palácio Miraflores/Reuters)

    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que oficializará nesta segunda-feira sua decisão de realizar um referendo para aprovar texto redigido pela Assembleia Nacional Constituinte, um órgão que estará integrado por 545 representantes.

    “Decidi incluir a partir de amanhã nas bases comiciais para que a Constituinte, ao final do seu trabalho, leve o novo texto constitucional a referendo aprobativo, para que seja o povo da Venezuela que aprove com seu voto a nova Constituição”, disse Maduro em seu programa semanal de televisão.

    As bases comiciais definem o modo como será realizado o processo constituinte e até agora não contemplam a figura do referendo aprobativo.

    Essas bases foram propostas por Maduro e depois aceitas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que hoje propôs que os redatores da Constituição sejam eleitos no próximo dia 30 de julho.

    Continua após a publicidade

    Maduro já havia declarado na sexta-feira que, ao final do processo de redação da nova Constituição, proporá “de maneira expressa” que se faça um referendo consultivo “para que seja o povo que diga se está de acordo com a nova Constituição reforçada, ou se não está de acordo”.

    Esta declaração foi feita horas depois de a procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega, pedir um esclarecimento à Sala Constitucional do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) pelo “erro” em dar carta branca a Maduro para convocar uma Assembleia Constituinte sem convocar previamente um referendo.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.