Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Manifestantes voltam às ruas na França contra a reforma da Previdência

Temores de confrontos mais violentos com a polícia aumentaram, após denúncias de prisões arbitrárias e 'mão pesada' das forças de segurança

Por Da Redação
Atualizado em 28 mar 2023, 10h07 - Publicado em 28 mar 2023, 10h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Protesters set up a flaming barricade across railway tracks at a train station during a demonstration after the government pushed a pensions reform through parliament without a vote, using the article 49.3 of the constitution, in Lorient, in Brittany, western France, on March 28, 2023. - France faces another day of strikes and protests nearly two weeks after the president bypassed parliament to pass a pensions overhaul that is sparking turmoil in the country, with unions vowing no let-up in mass protests to get the government to back down. The day of action is the tenth such mobilisation since protests started in mid-January against the law, which includes raising the retirement age from 62 to 64. (Photo by FRED TANNEAU / AFP)
    Manifestantes montaram barricada em chamas nos trilhos de uma estação de trem durante manifestação contra reforma previdenciária na Bretanha, oeste da França. 28/03/2023 - (Fred Tanneau/AFP)

    A França entra, nesta terça-feira, 28, em seu décimo dia de protestos organizados contra a reforma da Previdência. Centenas de milhares de pessoas prometem ir às ruas, bradando contra o uso de poderes constitucionais pelo presidente Emmanuel Macron para aprovar a impopular reforma. Autoridades temem que haja confrontos violentos com a polícia.

    O movimento de protestos contra o aumento da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos é a maior crise doméstica do segundo mandato de Macron. Nesta terça-feira, greves afetam refinarias, coleta de lixo, transporte ferroviário, aeroportos e escolas. Autoridades em Paris e em várias cidades estão se preparando para confrontos entre a polícia e os manifestantes.

    + Previdência: as manifestações de rua que explodem na França

    Os líderes sindicais pedem que Macron “dê uma pausa” nos planos de aumentar a idade de aposentadoria na França. Os manifestantes estão furiosos depois que o governo forçou a aprovação da legislação sem votação na câmara baixa do parlamento, usando um poder constitucional especial.

    Continua após a publicidade

    A crise se intensificou por causa da controvérsia sobre as táticas policiais contra as manifestações. Advogados denunciaram supostas prisões arbitrárias, ferimentos e mão pesada durante o controle da multidão.

    + Com greve nacional e 200 protestos, França contesta reforma da Previdência

    Cerca de 13.000 policiais estão mobilizados em toda a França, no décimo dia de protestos em massa e greves contra as controversas reformas previdenciárias. O ministro do Interior, Gérald Darmanin, disse que o número alto – um recorde para a França – se justifica por “um grande risco à ordem pública”.

    Continua após a publicidade

    O IGPN, a unidade de assuntos internos da polícia francesa, disse que abriu 17 investigações sobre incidentes e acusações contra a polícia em toda a França nas últimas semanas.

    + Fúria popular, uma especialidade tão francesa, arrisca cabeça de Macron

    Os protestos se intensificaram nos últimos dias e se transformaram em confrontos violentos na última quinta-feira. Manifestantes bloquearam vias e estradas e paralisaram o transporte público, levando ao adiamento da visita de Estado do rei Charles III à França no último fim de semana.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.