Paul Pelosi, o marido da líder da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi hospitalizado nesta sexta-feira, 28, depois de ser agredido por uma pessoa que invadiu a residência do casal em São Francisco.
O agressor de Paul, na verdade, estava em busca da deputada democrata, de acordo com jornal americano The New York Times. Antes que o ataque ocorresse, o intruso confrontou-o na casa do casal gritando: “Onde está Nancy, onde está Nancy?”
“No início desta manhã, um assaltante invadiu a residência de Pelosi em São Francisco e agrediu violentamente o Sr. Pelosi”, disse Drew Hammill, porta-voz da líder da Câmara, em um comunicado nesta sexta-feira.
“O agressor está sob custódia e a motivação do ataque está sob investigação”, completou.
O suspeito foi identificado como David DePape, de 42 anos. Ele será indiciado por tentativa de homicídio, segundo a polícia, depois de ter atacado o marido da deputada com um martelo.
Hammill disse que espera-se que Paul Pelosi se recupere totalmente. Sua esposa não estava em São Francisco no momento do ataque, disse o porta-voz.
“A líder da Câmara e sua família estão gratos aos socorristas e profissionais médicos envolvidos e solicitam privacidade neste momento”, disse Hammill.
Ainda não se sabe se o ataque tem motivação política, mas ele ocorre a duas semanas das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, quando o Partido Democrata, do qual Nancy Pelosi faz parte, corre risco de perder o controle do Congresso.
Ronna McDaniel, a presidente do Partido Republicano, disse: “Esse tipo de violência é inaceitável e nós o condenamos totalmente”.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse na sexta-feira que o presidente Biden ligou para Pelosi e que estava orando por sua família.