Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Marine Le Pen se nega a usar véu em encontro com líder muçulmano

A candidata da extrema-direita à presidência da França está em campanha no Líbano

Por Da redação
21 fev 2017, 17h26

A líder da extrema direita e candidata à presidência da França, Marine Le Pen, cancelou um encontro nesta terça-feira com o grão-mufti do Líbano, principal clérigo para muçulmanos sunitas no país, por se recusar a cobrir a cabeça com um véu.

A candidata a presidência está em campanha de dois dias pelo Líbano, em busca de votos franco-libaneses para o primeiro turno das eleições da França, que ocorrerão no dia 23 de abril. Muitos libaneses moraram na França durante a guerra civil libanesa, de 1975 a 1990, e se tornaram cidadãos franceses.

De acordo com a rede CNN, Le Pen disse aos repórteres que ficou surpresa com a exigência. O porta voz do mufti informou, no entanto, que a candidata havia sido informada sobre a necessidade de cobrir a cabeça na reunião.

A candidata alegou que, durante uma visita ao Egito há dois anos, ela encontrou o grão-mufti de Al-Azhar e não teve de usar o véu. “A maior autoridade sunita não fez essa exigência, mas isso não importa. Transmita ao mufti minha consideração, mas não usarei um véu”, disse Le Pen, que deixou o local imediatamente.

Continua após a publicidade

Após o incidente, o vice-presidente do partido da candidataFlorian Philippot, publicou em suas redes sociais sobre a recusa de Le Pen em usar o véu. “Uma linda mensagem de liberdade e emancipação enviada às mulheres na França e no mundo!”.

Em sua campanha, a candidata tem reiterado sua oposição ao uso de véus islâmicos. A burca e o niqab, véus islâmicos que cobrem o rosto das mulheres, são banidos de áreas públicas na França desde 2011. Os hijabs, véus que cobrem a cabeça e mostram o rosto, são proibidos nas escolas francesas desde 2004. 

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.