A Justiça da Rússia condenou e multou a vencedora de um concurso de beleza na pensínula da Crimeia por publicar um vídeo em que a modelo aparece cantando uma música nacionalista ucraniana para uma amiga, informou nesta terça-feira, 4, a polícia da região. A Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014.
Olga Valeyeva e a amiga, que não teve a identidade revelada, foram culpadas por desacreditar o Exército ursso ao cantarem a música “Chervona Kalyna”, considerada pelas autoridades russas um hino nacionalista. O vídeo postado no Instagram foi removido e investigado.
Segundo a polícia da península, a vencedora do Miss Crimeia, um concurso de beleza para mulheres casadas, foi multada em 40.000 rublos, equivalente a cerca de 3.050 reais e sua amiga foi condenada a 10 dias de prisão.
“Um vídeo foi publicado na internet em que duas meninas cantam uma música que é o hino de luta de uma organização extremista”, disse o Ministro do Interior da Crimeia na rede social Telegram, na segunda-feira, 2.
"Miss Krym 2022" Olga Valeeva a její kamarádka, která s ní zpívala na kameru ukrajinskou píseň "Červená kalina", byly soudem uznané vinnými ze správních deliktů.
Olga dostala pokutu 40 tisíc rublů kvůli tomu, že má nezletilé děti. Druhá dívka byla zatčena na 10 dní. pic.twitter.com/zWZIEGRXz1
— Martin (@Qope87) October 3, 2022
A polícia do país também postou um vídeo no qual as mulheres, com rostos borrados, pedem desculpas por cantar a música.
In #Crimea, two young women were forced to apologize for singing the #Ukrainian song "Oi u luzi chervona kalyna".
"Miss Crimea" Olga Valeyeva was fined 40 thousand rubles. Her friend was arrested for 10 days. pic.twitter.com/Syj4zDOlEF
— NEXTA (@nexta_tv) October 4, 2022
+ Banco Mundial estima queda de 35% do PIB da Ucrânia por causa da guerra
“Acabamos de cantar uma música ucraniana. Pensávamos que era apenas uma pequena música que conhecíamos há muito tempo”, disse Valeyeva. A Miss já havia postado no Instagram que não queria “prejudicar ninguém”.
Sergey Aksyonov, líder do Partido da Unidade Russa, e primeiro-ministro da Crimeia, alertou que as autoridades reagiriam “duramente” a músicas deste tipo. Depois que convidados foram gravados cantando “Chervona Kalyna” em um casamento, em 10 de setembro, multas e penas de 5 a 15 dias de prisão foram aplicadas para organizadores e participantes.
“As pessoas que fazem isso estão agindo como traidoras”, acrescentou. Também afirmou que o grupo de segurança especial , o FSB, investiga o caso.