Duas participantes do Miss Universo que causaram reações furiosas nas redes sociais após postarem uma selfie juntas voltaram a se encontrar. As protagonistas da foto controversa, a Miss Iraque e a Miss Israel, foram clicadas juntas em Jerusalém nesta terça-feira (12).
Sarah Idan estava representando o Iraque no concurso do Miss Universo 2017, em Las Vegas, nos Estados Unidos, quando tirou uma foto ao lado de Adar Gandelsman, a representante de Israel, e postou online. A legenda dizia “Paz e Amor da Miss Iraque e Miss Israel”.
Ainda assim, usuários de ambos países, que possuem um longo histórico de conflitos e não mantêm qualquer tipo de relação diplomática, começaram a atacar a participante, que afirmou ter sido até ameaçada de morte. Por causa disso, Sarah e sua família tiveram de mudar-se para os Estados Unidos.
“Quando postei a foto, não imaginei por um segundo que teria uma repercussão negativa”, disse à emissora americana CNN. Segundo Sarah, o diretor do concurso Miss Iraque lhe disse que estava sendo pressionado pelo governo e que ela deveria remover a foto — caso contrário, perderia o título.
Apesar das ameaças, a participante se recusou a remover a foto. Um dia após postar a selfie, publicou um texto em que disse não apoiar o governo de Israel nem sua política para o Oriente Médio. Ela também pediu desculpas a “todos aqueles que acharam que era um ataque à causa palestina”.
Agora, as misses foram clicadas novamente juntas, dessa vez em um ensaio fotográfico para uma revista em Jerusalém, cidade disputada por israelenses e palestinos.
Sarah também postou foto comendo em um restaurante judaico-iraquiano local.
Ofir Gendelman, porta-voz do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que viu com bons olhos a visita da jovem. “A Miss Iraque, Sarah Idan, está atualmente visitando Israel e carregando uma maravilhosa mensagem de paz. Veja a calorosa recepção que ela recebeu dos israelenses na rua”, escreveu ele no Twitter.