Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Míssil norte-coreano caiu em águas japonesas

Pentágono afirma que projétil era intercontinental, como no lançamento do começo do mês

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h14 - Publicado em 28 jul 2017, 15h19

O governo do Japão informou que o míssil lançado nesta sexta-feira pela Coreia do Norte caiu em águas japonesas na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do país. O teste foi o primeiro feito pelo regime comunista norte-coreano desde o lançamento de um foguete intercontinental (ICBM) em 4 de julho. O novo teste armamentista norte-coreano também foi detectado pela Coreia do Sul e pelos Estados Unidos.

O projétil foi disparado por volta das 23h40 (horário do Japão, 10h40 em Brasília) e voou durante 45 minutos antes de cair em águas da ZEE do Japão, a oeste da ilha setentrional de Hokkaido.  Os Estados Unidos declararam que o projétil era um ICMB, como no lançamento do começo do mês, e percorreu cerca de 1.000 quilômetros antes de cair no Mar do Japão.”Consideramos que foi um míssil intercontinental, como se esperava”, afirmou o porta-voz do Pentágono, capitão Jeff Davis, que assegurou que o míssil “não apresentou uma ameaça para América do Norte”.

Não foram detectados danos relacionados ao impacto, segundo disse o ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, em coletiva de imprensa. “É uma clara e inaceitável violação das resoluções das Nações Unidas“, afirmou Suga, que disse também que o governo japonês “continua recolhendo e analisando os dados disponíveis”.

Continua após a publicidade

O teste aconteceu depois que Pyongyang celebrou ontem o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), uma efeméride conhecida como o “Dia da Vitória” no país e durante a qual se especulou com a possibilidade de que o regime de Kim Jong-un executasse um novo teste armamentista.

(com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.