Durante exercícios militares no Golfo de Omã, no domingo 10, um navio da Marinha do Irã foi alvo de um míssil disparado por “acidente” por outra embarcação iraniana. O Exército do país informou nesta segunda-feira, 11, que 19 pessoas morreram e 15 ficam feridas.
O acidente ocorreu quando o navio de apoio leve Konarak estava movendo os alvos para o treino, mas não se distanciou o suficiente da área. Acabou atingido por um míssil disparado pela fragata Jamaran, segundo a mídia estatal.
O navio foi rebocado para o porto e passará por uma perícia, informou o Exército. As autoridades iranianas também pedem que se “evitem especulações” até que mais informações estejam disponíveis. O Golfo de Omã é área vigiada por vários países, inclusive o Irã, por ser passagem de boa parte do petróleo consumido no mundo.
O Konarak é um navio de apoio logístico leve fabricado na Holanda e comprado pelo Irã pouco antes da Revolução Islâmica de 1979. A embarcação pesa 447 toneladas, mede 47 metros de comprimento e estava equipada com quatro mísseis de cruzeiro, descreveu a televisão estatal.
Os 15 marinheiros feridos foram hospitalizados no Sistão e no Baluchistão, afirmou o diretor da Universidade de Medicina da província, Mohammad-Mehran Aminifard. Dois deles estão em tratamento intensivo, disse a agência de notícias Isna.
(Com AFP)