Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

No centro de Kiev, ataque com 13 drones causa explosões e pânico

Autoridades ucranianas disseram que derrubaram todos os 13 drones durante um ataque russo, limitando danos à estrutura da maior cidade do país

Por Da Redação
Atualizado em 14 dez 2022, 09h19 - Publicado em 14 dez 2022, 09h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Rescuers and police experts examine remains of a drone following a strike on an administrative building in the Ukrainian capital Kyiv on December 14, 2022. - President Volodymyr Zelensky said on December 14, 2022, that Ukrainian air defence systems had shot down 13 Iranian-made kamikaze drones that targeted the capital Kyiv earlier in the day. (Photo by Sergei SUPINSKY / AFP)
    Equipes de resgate e especialistas da polícia examinam restos de um drone após um ataque a um prédio administrativo na capital ucraniana, Kiev. 14/12/2022 -  (Sergei Supinsky/AFP)

    Autoridades ucranianas dizem que derrubaram 13 drones durante um ataque russo à capital Kiev na manhã de quarta-feira, 14. Explosões abalaram o distrito central de Shevchenkivskyi, logo depois de soar o alerta para ataques aéreos.

    O governador de Kiev, Oleksy Kuleba, acusou a Rússia de usar essa recente onda de ataques de drones para “continuar seu terror energético contra nosso país”. O Kremlin tem repetidamente alvejado a infraestrutura de energia ucraniana desde outubro com mísseis e drones.

    A administradora nacional da rede de energia, Ukrenergo, disse, contudo, que os ataques desta quarta-feira não danificaram nenhuma instalação de energia e elogiou o “brilhante trabalho das forças de defesa aérea” em uma postagem em sua conta no Telegram.

    + Ucrânia ataca ponte estratégica em Melitopol e corta acesso da Rússia

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que seu exército abateu todos os 13 drones, do estilo Shahed, de fabricação iraniana. O país acusou o Irã de fornecer drones “kamikaze” à Rússia, que foram usados em ataques mortais em 17 de outubro, o que Teerã inicialmente negou. Mais tarde, o Irã admitiu ter enviado a Moscou um número limitado de drones “muitos meses” antes da guerra.

    O governador Kuleba disse, apesar disso, que fragmentos de drone atingiram um escritório administrativo na cidade e quatro prédios residenciais. Mas um porta-voz dos serviços de emergência da cidade disse à mídia ucraniana que não houve nenhuma morte.

    Em entrevista à emissora britânica BBC, moradores de Kiev afirmaram que os ataques ocorreram às 06h30 (horário local), e os estrondos das explosões pareciam com um “ciclomotor”. Alguns afirmaram, também, que o vidro quebrado pelas explosões por pouco não atingiu suas famílias.

    + Ucrânia atinge QG do grupo mercenário Wagner da Rússia, dizem autoridades

    Lideranças internacionais disseram que os ataques à infraestrutura civil representam um crime de guerra. Na semana, passada o presidente russo, Vladimir Putin, defendeu os ataques e disse que eles foram uma resposta a uma explosão na ponte russa para anexar a Crimeia em 8 de outubro.

    Segundo a Ukrenergo, o abastecimento de energia no leste do país está prejudicado, já que os reparos são lentos e cada vez mais perigosos “devido aos bombardeios quase diários”, afirmou.

    + Otan promete mais apoio a Kiev enquanto Putin ‘usar inverno como arma’

    “As instalações de energia são constantemente danificadas. Os trabalhos de reparo estão diminuindo devido ao perigo para a vida dos reparadores”, acrescentou.

    Continua após a publicidade

    A Rússia desencadeou uma enxurrada de ataques contra infraestrutura essencial na Ucrânia nos últimos meses, deixando milhões de ucranianos sem acesso a aquecimento e eletricidade em meio ao inverno que chega.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.