Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Norte-coreanos são investigados por selfie com rivais da Coreia do Sul nas Olimpíadas

Dupla do tênis de mesa que tirou foto com atletas sul-coreanos e chineses no pódio passou por 'limpeza ideológica' ao retornar ao seu país após os Jogos

Por Da Redação 2 set 2024, 12h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Medalhistas chineses, sul-coreanos e norte-coreanos no pódio da modalidade de duplas mistas do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de Paris. 30/07/2024
    Medalhistas chineses, sul-coreanos e norte-coreanos no pódio da modalidade de duplas mistas do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de Paris. 30/07/2024 (Yao Yingkang/Zhejiang Daily/VCG/Getty Images)

    A dupla de mesa-tenistas da Coreia do Norte que ganharam a prata nos Jogos Olímpicos, Kim Kum-yong e Ri Jong-sik estão sendo investigados pelo regime de Kim Jong-un, segundo informações da mídia coreana publicadas nesta segunda-feira, 2, e podem enfrentar medidas disciplinares por terem tirado uma selfie com rivais sul-coreanos e chineses no pódio em Paris.

    Os atletas se tornaram alvo de escrutínio do regime por terem desrespeitado ordens específicas – evitar interações com quaisquer competidores da Coreia do Sul – ao posarem para uma foto sorrindo na Arena Paris Sul ao lado a dupla sul-coreana Lim Jong-hoon e Shin Yu-bin, vencedores do bronze, e os chineses Wang Chuqin e Sun Yingsha, que arremataram o ouro.

    “Limpeza ideológica”

    O Daily NK, um portal de notícias sobre a Coreia do Norte sediado em Seul, capital sul-coreana, informou que os atletas e membros do Comitê Olímpico Norte-Coreano estavam passando por uma “limpeza ideológica” desde que retornaram ao país mais fechado do mundo, de acordo com uma fonte de Pyongyang. 

    O processo, que deve durar um mês, é comum para atletas norte-coreanos que participam de competições internacionais. Segundo o jornal Korea Times, os jogadores serão submetidos a três etapas de “revisão” ideológica, seguida de sessões de autorreflexão e crítica a “comportamentos inapropriados” de seus companheiros de equipe.

    Oficialmente, os norte-coreanos foram criticados em relatório enviado às autoridades de Pyongyang por “sorrirem” posando ao lado de atletas de um país que o regime descreveu como seu “inimigo número um ”. No entanto, o Estado não deixou claro quais punições os atletas poderiam enfrentar. 

    Continua após a publicidade

    A imagem foi uma das mais celebradas da competição, recebendo centenas de milhares de curtidas após ser publicada no Instagram oficial dos Jogos. A revista People elegeu a foto como um dos 12 melhores momentos dos Jogos que demonstram “espírito olímpico”.

    Tensão entre as Coreias

    A selfie foi tirada em um momento de tensão na Península da Coreia, onde o Norte estreita laços com a Rússia e o Sul realiza exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos e o Japão

    Em junho, o presidente russo, Vladimir Putin, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, assinaram um pacto de defesa que prevê “a prestação de assistência mútua em caso de agressão” de terceiros.

    Como resposta, o presidente americano, Joe Biden, e o líder sul-coreano, Yoon Suk-yeol, firmaram um acordo de dissuasão contra a Coreia do Norte, para combater as ameaças nucleares e militares vindas do regime de Kim.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.