“Nos vemos na posse”, diz Bolsonaro sobre Trump; Lula repudia atentado
Figuras da política brasileira prestaram solidariedade ao ex-presidente dos EUA após tiroteio que feriu o republicano em comício na Pensilvânia neste sábado
Diversas autoridades e figuras da política brasileira se manifestaram a respeito e prestaram solidariedade a Donald Trump nas primeiras horas após a notícia de que o ex-presidente norte-americano sofreu um atentado durante um comício que realizava na Pensilvânia no fim da tarde deste sábado, 13.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ato. “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”, escreveu. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, chamou o ataque de “lamentável”. “A democracia se faz com ideias, debates e votos. Nunca com tiros e violência”, escreveu.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores condenou o atentado. “Ao manifestar veemente repúdio ao atentado e desejo de pronta recuperação do ex-presidente, o Brasil reafirma ser inaceitável qualquer forma de violência política em sociedades democráticas e acompanha com atenção o pleno esclarecimento dos fatos”, diz o comunicado.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também repudiou a violência em suas redes sociais. “A Camara dos Deputados, Casa do povo e da democracia, repudia com veemência qualquer ato violento como o que atentou contra o candidato à presidência dos EUA, Donald Trump”, disse. “As divergências se resolvem no voto da maioria e na vontade do povo.”
“Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento. Esperamos sua pronta recuperação”, escreveu o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Nos veremos na posse”, continuou.