O mais novo retorno político de Silvio Berlusconi
Após ter sido afastado por fraude fiscal, ex-premiê da Itália concorrerá como candidato ao parlamento em aliança com partido de extrema direita
O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, está planejando um retorno político nas eleições nacionais do próximo mês, afirmando que sua candidatura tem ampla aprovação.
O líder do Forza Italia, partido de centro-direita, concorrerá como senador na votação de 25 de setembro. “Recebi pressão [para lançar a candidatura] de muitos políticos. Dessa forma, todos ficariam felizes”, disse ele à rádio italiana Rai.
O anúncio ocorre meses após o bilionário renunciar à disputa pela presidência do país em janeiro, ao perceber que não conseguiria votos suficientes dos parlamentares.
Nas próximas eleições ao Congresso, ele está concorrendo como parte de uma aliança liderada pelo partido Irmãos da Itália, cujas origens remontam ao regime fascista de Benito Mussolini.
Analistas especulam que a coalizão deve sair vencedora da disputa, já que o partido de extrema-direita tem subido nas pesquisas eleitorais e aberto caminho para Giorgia Meloni, líder dos Irmãos da Itália, se tornar a primeira primeira-ministra do país.
+ Direita dura e pura: Giorgia Meloni pode faturar próxima eleição na Itália
Eleito três vezes ao mesmo cargo entre 1994 e 2011, Berlusconi é figura altamente controversa na Itália, tendo sido condenado por fraude fiscal em 2013 e proibido de participar de eleições gerais por seis anos.
Devido à sua idade avançada, o ex-premiê de 85 anos foi sentenciado a cumprir apenas serviços comunitários em um asilo.
+ Berlusconi tem ‘momento de fúria’ após condenação
O empresário ainda enfrenta processo judicial por suposto suborno de testemunhas em um caso de prostituição de menores ligado às suas famosas “festas sexuais”, chamadas de “bunga bungas”.
+ Berlusconi relacionou-se com Ruby ciente de que ela era menor