O presidente da França, François Hollande, parabenizou neste domingo (7) seu futuro sucessor, o centrista Emmanuel Macron, pela vitória nas eleições e afirmou que a vitória sobre a líder da direita nacionalista, Marine Le Pen, reflete o compromisso do país com os valores republicanos e europeus.
“Sua ampla vitória confirma que uma grande maioria de nossos cidadãos querem se unir em torno dos valores da república e marcar seu compromisso tanto com a União Europeia como a abertura da França para o mundo”, disse o presidente em nota.
Hollande indicou que ligou para Macron, seu ex-ministro de Economia, para parabenizá-lo pelo triunfo. “Transmiti todos meus desejos de sucesso para nosso país, porque o principal desafio é unir e construir para avançar no caminho da França em direção ao progresso e à justiça social”, concluiu Hollande no comunicado.
Brasil
Poucos minutos após a divulgação de estimativas de boca de urna apontando a vitória de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais da França, o presidente Michel Temer também utilizou suas redes sociais para dar os parabéns ao candidato centrista e ressaltar a aliança entre os dois países:
EUA
O presidente americano, Donald Trump, também parabenizou Emmanuel Macron, pela “grande vitória” nas eleições de hoje através de uma mensagem publicada na rede social Twitter.
“Felicitações a Emmanuel Macron por sua grande vitória hoje como o próximo presidente da França. Tenho muita vontade de trabalhar com ele!”, escreveu Trump em um breve comentário no Twitter.
Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spier, disse que o governo Trump espera continuar a parceria entre as duas nações.
“Desejamos trabalhar com o novo presidente e dar sequência à nossa estreita cooperação com o povo francês”, disse a nota.
Europa
Outros governantes europeus enviaram solicitações ao vencedor. “A primeira-ministra felicita, sinceramente, o presidente eleito Macron por seu sucesso eleitoral”, disse o porta-voz oficial do Executivo de Londres, representando a conservadora Theresa May, por meio de comunicado.
O comunicado da Inglaterra ainda apontou que a França “é um dos nossos mais próximos aliados”, e destacou a “vontade de trabalhar com o novo presidente, sobre uma ampla gama de prioridades compartilhadas” pelas duas nações.
Já o porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert considerou que o resultado do pleito é uma “vitória” para uma Europa unida e para a amizade entre os dois países.
Seibert divulgou a mensagem em alemão e em francês em sua conta oficial no Twitter, pouco depois do fechamento das urnas na França e da divulgação das primeiras projeções.
Há duas semanas, após o primeiro turno, o governo da chanceler Angela Merkel também usou a conta do porta-voz para desejar boa sorte a Macron no segundo turno do pleito.
(Com EFE)