Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O que a campanha de Biden prevê para as próximas horas

Projeções feitas pelos democratas indicam vitória certa do ex-vice-presidente na Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e Geórgia

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 nov 2020, 14h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Joe Biden discursa na Filadélfia, na Pensilvânia (AFP/AFP)

    Mais de 10 horas após o fechamento das últimas urnas nos Estados Unidos, o cenário da apuração das eleições presidenciais ainda é uma grande incógnita. Joe Biden lidera em três dos sete estados onde os resultados ainda não foram divulgados, de acordo com as prévias já anunciadas. Para a campanha do democrata, contudo, a vitória é certa e o ex-vice-presidente pode até ultrapassar o número mínimo de 270 delegados necessários para chegar à Casa Branca.

    Um documento montado pelos assessores de Biden faz algumas projeções para as próximas horas. Segundo a campanha, o democrata tem grandes chances de sair vencedor nos três estados-chave do Cinturão da Ferrugem – Pensilvânia, Michigan e Wisconsin – e ainda levar Nevada.

    De acordo com os resultados parciais liberados até o momento, o ex-vice-presidente tem pequena vantagem sobre Donald Trump no Michigan e Wisconsin, mas o republicano lidera por 9 pontos percentuais com 64% das urnas apuradas na Pensilvânia. Já em Nevada a vitória do democrata é considerada certa por analistas, já que o estado é tradicionalmente azul.

    A maior parte das cédulas que ainda precisam ser contadas na Pensilvânia foram enviadas pelo correio e vêm de regiões como Filadélfia e Pittsburgh, que são áreas em que os democratas costumam angariar mais apoio. Os resultados no estado, porém, podem demorar até sexta-feira, 6, para serem divulgados por completo.

    Continua após a publicidade
    Design sem nome (39)
    Projeções para as eleições feitas pela campanha de Joe Biden (Campanha de Joe Biden/Reprodução)

    No documento elaborado nesta quarta, a campanha de Biden ainda considera como uma opção a virada de jogo na Geórgia, onde Trump lidera até o momento com 2,2 pontos percentuais e 94% das urnas apuradas. “Muitas cédulas excepcionais estão na área de Atlanta, que favorece Biden”, diz a projeção.

    Com a vitória no estado do sul do país, Biden poderia ultrapassar os 270 delegados necessários para ganhar as eleições no Colégio Eleitoral, segundo as hipóteses de sua campanha.

    Continua após a publicidade

    Já na Carolina do Norte os assessores democratas enxergam maior possibilidade de vitória do atual presidente. A campanha acredita que o resultado final pode demorar vários dias para ser liberado.

    Design sem nome (40)
    Projeções para as eleições feitas pela campanha de Joe Biden (Campanha de Joe Biden/Reprodução)

    Em uma coletiva de imprensa, Jennifer O’Malley Dillon, gerente de campanha de Biden, disse: “Joe Biden está a caminho de vencer esta eleição e será o próximo presidente dos Estados Unidos”. O democrata deve se dirigir ao povo americano em algum momento ainda hoje, segundo a assessora.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.