A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, fez um discurso oficial na frente de Downing Street, residência oficial do governo, nesta quarta-feira, 8, após a morte da rainha Elizabeth II.
A repórteres, Truss disse que o Reino Unido hoje é uma nação grande por causa de Elizabeth e que todos os seus movimentos forneceram a estabilidade e a força necessária que o país precisava.
“É uma conquista extraordinária ter presidido com tanta dignidade e graça por 70 anos. Ela era amada e admirada pelas pessoas no Reino Unido e em todo o mundo e tem sido uma inspiração pessoal para mim e para muitos britânicos”, acrescentou. “Ela era o próprio espírito britânico, e esse espírito perdurará”.
Ela apelou para que os britânicos se unam ao filho da monarca e novo rei, Charles III.
“Oferecemos a ele nossa lealdade e devoção, assim como sua mãe dedicou tanto a tantos por tanto tempo. Com a passagem da segunda era elisabetana, inauguramos uma nova era na magnífica história de nosso grande país. Exatamente como Sua Majestade teria desejado: dizendo as palavras ‘Deus salve o Rei’”, disse a nova premiê.
Liz Truss foi eleita a nova primeira-ministra do Reino Unido e tomou posse na última terça-feira, 6, quando se encontrou de maneira oficial com a rainha em Balmoral, na Escócia. Ela substituiu Boris Johnson, que ocupava o cargo desde 2019 e também se manifestou pela morte de Elizabeth.
Por meio do Twitter, o ex-premiê disse que este é o dia mais triste da história do país, acrescentando que “nos corações de cada um de nós há uma dor pela morte de nossa rainha, um sentimento profundo e pessoal de perda – muito mais intenso, talvez, do que esperávamos”.
Statement on the death of Her Majesty Queen Elizabeth II (1/3) pic.twitter.com/kDN6cW8Njp
— Boris Johnson (@BorisJohnson) September 8, 2022