Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Obama apoia protestos nos EUA e denuncia discriminação religiosa

Através de um porta-voz, o ex-presidente fez sua primeira manifestação pública desde que entregou o cargo para Donald Trump

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h16 - Publicado em 30 jan 2017, 21h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama
    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concede sua última coletiva de imprensa na Casa Branca, em Washington - 18/01/2017 (Kevin Lamarque/Reuters)

    O ex-presidente americano Barack Obama se manifestou pela primeira vez após a posse de Donald Trump, para apoiar os protestos contra a nova política migratória do governo. Sem mencionar o nome do sucessor, ou a ordem executiva, o porta-voz do democrata, Kevin Lewis, disse nesta segunda-feira que Obama está “comovido pelo nível de compromisso em todo o país”.

    “Em seu último discurso oficial como presidente, ele [Obama] falou sobre o importante papel dos cidadãos e como todos os americanos têm responsabilidade de serem guaridões da democracia — não só durante uma eleição, mas todos os dias”, afirmou Lewis em nota. De acordo com o porta-voz, é esperado que a população use seu direito de protestar, quando “valores americanos estão em risco”.

    Em clara referência à medida de Trump para banir cidadãos de sete países muçulmanos, Lewis comentou ainda que Obama discorda “fundamentalmente da noção de discriminar indivíduos por causa de sua fé”. Desde que a ordem executiva entrou em vigor, na última sexta-feira, centenas de manifestantes se reuniram em aeroportos dos Estados Unidos, onde imigrantes e turistas das nações banidas estão sendo detidos.

    Continua após a publicidade

    Embora indireta, essa é a primeira manifestação pública do ex-presidente Obama desde 20 de janeiro, quando passou o cargo para Trump. Prometendo se manter afastado do governo, para dar espaço à nova gestão, o democrata saiu de férias com a família na Califórnia.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.