Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

OMS eleva risco no Congo para ‘muito alto’ por surto de ebola

Número de mortos pela doença chegou a 25, de um total de 45 casos confirmados ou suspeitos

Por Da Redação
Atualizado em 18 Maio 2018, 23h28 - Publicado em 18 Maio 2018, 21h49

Entidades de ajuda humanitária e o governo da República Democrática do Congo se apressaram em enviar mantimentos e especialistas em saúde nesta sexta-feira para Mbandaka, uma cidade portuária de 1,2 milhão de habitantes, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevar o risco à saúde pública no país do mais recente surto de ebola para “muito alto”.

A OMS também subiu o nível de risco da febre hemorrágica para as nações vizinhas ao Congo de “moderado” para “alto”. “Muito alto” é o segundo nível de risco mais alto, abaixo apenas de “sério”.

Já são quatro os casos de ebola detectados pela OMS em Mbandaka. Além disso, o Ministério de Saúde Pública do Congo confirmou 11 novos casos no município de Bikoro.

O número de mortos pelo surto de ebola chegou a 25 pessoas, de um total de 45 casos confirmados ou suspeitos, segundo a organização.

O comitê de emergência da OMS declarou nesta sexta que o surto mais recente não constitui atualmente “uma emergência de saúde pública de proporção internacional”, ressaltando a resposta forte pelo governo e por parceiros e as preparações em estágio avançado para o uso de uma vacina experimental.

Diferentemente do grande surto da África Ocidental, quando a OMS demorou meses para convocar um Comitê de Emergência, a entidade está agindo com rapidez para tentar conter a epidemia mais recente da República Democrática do Congo logo no início.

O governo de Kinshasa informou o surto em 8 de maio, um dia depois que duas amostras deram resultado positivo para o vírus mortal. Em poucos dias, a OMS enviou especialistas, preparando uma “ponte aérea” de helicóptero até o local e planejando uma campanha de vacinação.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.