‘Optar por animais em vez de crianças é egoísmo’, diz Papa Francisco
o pontífice criticou a postura de casais que fazem este tipo de escolha durante uma audiência geral sobre São José
O Papa Francisco criticou nesta quarta-feira (5) os casais que substituem filhos por animais de estimação, classificando-os como egoístas.
Francisco argumentou que a decisão de renunciar à paternidade leva a uma perda de “humanidade” e é um “prejuízo para a civilização”.
Os comentários foram realizados durante uma audiência geral sobre São José.
Durante o discurso, o pontífice elogiou o propósito do santo ao educar Jesus como “uma das formas mais elevadas de amor” e, logo em seguida, mudou o assunto para o tópico da adoção e de crianças órfãs hoje.
Francisco, então, dissertou sobre os cônjuges que optam por criar animais domésticos em vez de terem filhos.
“Vemos que as pessoas não querem ter filhos, ou apenas um e não mais. E muitos, muitos casais não têm filhos porque não querem, ou têm apenas um – mas eles têm dois cães, dois gatos. Sim, os cães e os gatos ocupam o lugar das crianças”, afirmou o Papa.
“Sim, é engraçado, eu entendo, mas é a realidade. E essa negação da paternidade ou da maternidade nos diminui, tira nossa humanidade. E assim a civilização envelhece e sem humanidade, porque perde a riqueza da paternidade e maternidade. E a nossa pátria sofre, porque não tem filhos”, concluiu.
Os comentários de Francisco ecoam os ensinamentos da Igreja Católica sobre a importância dos casais ter ou criar filhos.
O Pontífice ressaltou que, os casais que não podem ter filhos biologicamente, devem considerar a adoção. “Quantas crianças no mundo estão esperando que alguém cuide delas”, disse.
Não é a primeira vez que ele apresenta esse tipo de postura. Em 2014, ele fez comentários semelhantes sobre este assunto.
Já em 2016, a explicação que Francisco realizou foi interpretada como um pronunciamento de que os animais vão para o céu, mas essa análise foi posteriormente questionada. O Papa, entretanto, foi fotografado com muitos animais ao longo dos anos.