Papa pede resposta global à crise na Síria e que justiça prevaleça
O líder da Igreja Católica pediu a união de "todas as pessoas de boa-vontade" nas orações pela paz
O papa Francisco afirmou ter ficado “profundamente perturbado” pelo fracasso da comunidade internacional em elaborar uma resposta comum às crise na Síria e em outras partes do mundo. O pontífice disse, após sua tradicional bênção de domingo, que “apesar dos instrumentos disponíveis para a comunidade internacional, é difícil concordar com uma ação comum para a paz na Síria ou em outras regiões do mundo”.
O líder da Igreja Católica pediu a união de “todas as pessoas de boa-vontade” nas orações pela paz. Além disso, apelou às lideranças políticas para ajudar “a justiça a prevalecer”.
O papa falou após ataques aéreos de Estados Unidos, França e Reino Unido contra locais da Síria usados para a fabricação de armas químicas. Essa ação foi uma represália após um suposto ataque químico em um subúrbio de Damasco que deixou dezenas de mortos, entre eles crianças.
Donald Trump comemorou, no Twitter, os ataques aéreos na Síria realizados pelos Estados Unidos em conjunto com a França e o Reino Unido neste sábado. “Um ataque perfeitamente executado na noite passada. Obrigado à França e ao Reino Unido por sua sabedoria e pelo poder de suas forças militares”, escreveu o presidente dos Estados Unidos. “Não poderia ter havido um resultado melhor. Missão Cumprida!”, completou.
Segundo o Pentágono, foram atingidas e destruídos três alvos: um centro de pesquisa, um bunker e um armazém de armas químicas.