Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Para conter ultradireita, Merkel quer ministro no Parlamento

Jornal alemão diz que chanceler alemã pediu a Wolfgang Schauble, o parlamentar mais antigo em atividade do Bundestag, para assumir o cargo de líder da casa

Por Da redação
Atualizado em 27 set 2017, 16h22 - Publicado em 27 set 2017, 11h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro das Finanças alemão Wolfgang Schauble
    O ministro das Finanças alemão Wolfgang Schauble atende a uma reunião no ministério francês de finanças - 09/02/2016 (Chesnot/Getty Images)

    Considerado uma das figuras mais influentes do governo de Angela Merkel, Wolfgang Schauble, o atual ministro das Finanças alemão, deve deixar o cargo e ocupar, a pedido da chanceler, a cadeira de presidente do Bundstag, o Parlamento nacional. A informação foi divulgada pelo jornal Bild Zeitung, um dos maiores do país.

    De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, Merkel e Volker Kauder, líder da coalizão governista CDU-CSU no Bundestag, pediram para que Schauble assumisse a cadeira da presidência do parlamento, vaga desde a saída de Norbert Lammert, que deixou o posto neste ano após doze anos no cargo.

    O movimento é visto como uma forma de Merkel conter os avanços do Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema direita que prometeu “caçar” a chanceler e suas políticas. Eleito pela primeira vez há 45 anos, Schauble é o parlamentar mais antigo em atividade do Bundestag, e, caso seja efetivado no cargo, será responsável por conduzir a pauta de debates em um Parlamento que, pela primeira vez em sua história, terá a participação do AfD  – a legenda conquistou 94 cadeiras, mas pode ver os números diminuir após o anúncio que uma de suas líderes vai atuar como independente.

    Christian Lindner, líder do Partido Liberal-Democrata (FDP), manifestou o seu apoio à decisão. O parlamentar, cuja legenda deve integrar um novo governo de coalizão com o Partido Democrata-Cristão de Merkel ao lado do Partido Verde, disse que Schauble é dono de “autoridade natural” e será muito bem-vindo para presidir o Bundestag.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.