‘Pilhas de corpos’ de imigrantes são encontradas em caminhão no Texas
Além de 46 mortos, outras 16 pessoas foram encontradas vivas no veículo sofrendo de insolação; polícia suspeita de tráfico de pessoas
Pelo menos 46 pessoas foram encontradas mortas em um caminhão abandonado no Texas, nos Estados Unidos, na noite de segunda-feira 27. De acordo com autoridades, outras 16 pessoas, incluindo quatro crianças, estavam vivas dentro do veículo e foram levas a hospitais, com problemas de saúde devido ao calor.
“Os pacientes que vimos estavam quentes ao toque, estavam sofrendo de insolação, exaustão”, disse em entrevista coletiva o chefe dos bombeiros local, Charles Hood. Segundo o oficial, o caminhão que transportava as pessoas não tinha ar condicionado nem água potável.
O clima de San Antonio, cidade onde o veículo foi encontrado, é bastante quente neste período do ano, com temperaturas chegando a 39,4º C na segunda-feira.
De acordo com o canal de TV KSAT, o veículo foi descoberto próximo a trilhos de trem na região de Southwest Side em San Antonio. A cidade fica a cerca de 250 km da fronteira entre Estados Unidos e México.
Ainda não se sabe exatamente como as vítimas morreram. Três pessoas foram detidas como parte das investigações sobre o episódio, que estão sendo conduzidas por agentes federais. A principal suspeita é de que as vítimas sejam imigrantes ilegais que estavam tentando atravessar a fronteira dos Estados Unidos.
+ EUA anunciam US$ 1,9 bilhão para conter imigração
+ Número de brasileiros tentando entrar ilegalmente nos EUA aumenta em 60%
“Eles tinham famílias… e provavelmente estavam buscando uma vida melhor”, disse o prefeito da cidade, Ron Nirenberg. “É simplesmente uma terrível tragédia humana.”
O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, disse que duas pessoas da Guatemala foram levadas ao hospital, mas acrescentou que as nacionalidades das vítimas ainda são desconhecidas.
O chanceler mexicano classificou o incidente como “tragédia no Texas” em uma publicação no Twitter e disse que representantes do consulado do México iriam fornecer suporte às vítimas hospitalizadas.
Um porta-voz do Serviço de Imigração e Alfândega americano disse que sua divisão de Investigações de Segurança Interna estava investigando “um suposto evento de contrabando de humanos” em coordenação com a polícia local.
Segundo o chefe de polícia de San Antonio, William McManus, este é o maior incidente do tipo na cidade. A rodovia I-35, onde o caminhão foi encontrado, perto da fronteira mexicana, é uma área em que os migrantes são regularmente interceptados desde 2017, de acordo com autoridades do Serviço de Imigração.
+ Acidente de caminhão no México deixa 54 imigrantes mortos
+ EUA negociam compensação financeira para famílias separadas na fronteira
No mesmo local, 10 migrantes morreram depois de serem transportados em um trailer em julho de 2017. O motorista do veículo, James Matthew Bradley Jr., foi condenado no ano seguinte à prisão perpétua por seu papel na operação de contrabando.
A imigração é uma questão política polêmica no país governado por Joe Biden. Fugindo da pobreza e da violência na América Central, muitas pessoas pagam enormes somas de dinheiro aos traficantes de pessoas para tentar cruzar a fronteira dos Estados Unidos.
Em maio, um recorde de 239 mil imigrantes indocumentados foram detidos entrando no país vindos do México, muitos viajando por rotas extremamente perigosas.