Polícia tcheca transforma Ferrari apreendida em carro de patrulha
O veículo será capaz de perseguir criminosos em velocidades de até 320 km/h
Se algumas forças policiais já contam com aparatos e viaturas moderníssimos, a polícia da República Tcheca decidiu ir além: transformou uma Ferrari 458 Itália de 2011, apreendida durante uma operação, em um carro de patrulha que será usado para perseguir carros roubados e reprimir corridas ilegais, com velocidades de até 300 km/h.
Em comunicado nesta segunda-feira, 25, a polícia tcheca afirmou que o carro, que era vermelho, foi pintado com faixas refletivas amarelas e azuis, além de receber um painel de luzes no topo. Mesmo que modelos semelhantes possam custar cerca de um milhão de reais, a polícia tcheca enfatizou que o supercarro não foi uma compra de luxo; o preço da modificação do carro custou cerca de 66.000 reais.
Hodnota zabaveného majetku dosahuje několika miliard ročně. V loňském roce jsme zabavili přes 900 vozidel. pic.twitter.com/5QxA0J3IGK
— Policie ČR (@PolicieCZ) July 25, 2022
A força policial enfatizou também que este não é o veículo mais valioso ou mais raro que eles apreenderam – 900 carros foram confiscados no ano passado. A grande maioria, segundo os policiais, é revendida e o dinheiro arrecadado é utilizado para cobrir os danos causados pelos infratores.
+Ferrari anuncia aumento da oferta de veículos elétricos
A Ferrari será dirigida somente por um departamento especial de vigilância e apenas por policiais treinados.
“O veículo será usado em uma unidade nacional e contamos com sua implantação contra os criminosos mais agressivos das estradas tchecas. Também podemos usar seu potencial na perseguição de veículos roubados que passam pelo nosso território para países vizinhos”, afirmou o chefe do departamento de trânsito da polícia tcheca, Jiří Zlý.
A força policial da República Tcheca não é a primeira a usar carros esportivos. Em Dubai, a polícia administra uma frota inteira de diversos carros de luxo: Bugatti, Ferrari, Mercedes e BMWs, entre outros. Na Itália, os oficiais têm uma parceria com a Lamborghini e usam os carros para transportar suprimentos urgentes de sangue para locais de acidentes.