Prefeita e governadores impõem quarentena na ‘Grande Washington’
Região metropolitana registra 51 mortes e 2.840 casos de coronavírus; infratores em Maryland estão sujeitos a multa de US$ 5.000 e prisão
Mais do que pelas diretrizes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os moradores de Washington receberam ordem de quarentena da prefeita da capital americana, a democrata Muriel Bowser. A medida foi tomada em conjunto com os governadores de Maryland, Larry Hogan, e de Virgínia, Ralph Northam, os estados vizinhos que têm municípios considerados como parte da “Grande Washington”.
A região concentra mais de 14 milhões de habitantes, dos quais 440.000 são funcionários públicos federais, e já registrou 51 mortes e 2.840 casos de contaminação pelo coronavírus.
Nessa quarentena, os vizinhos de Trump estão proibidos de sair de suas casas, exceto para a compra de alimentos e remédios. Segundo o jornal The Washington Post, especialistas em saúde pública consideram que o pico de contaminações na região ainda vai demorar semanas, apesar das medidas já adotadas para reduzir a curva de infecções, como o fechamento de escolas e do comércio não essencial. O sistema hospitalar local estará repleto em breve, de acordo com os prognósticos.
De acordo com a prefeita Bowser, os moradores devem evitar sair de suas casas, a não ser para tarefas fundamentais. Os que infringirem a ordem estarão sujeitos a multas. O governador Hogan alertou, sem essa atitude, a região de Washington logo se pareceria a Nova York, o atual epicentro da epidemia nos Estados Unidos. “As autoridades de segurança vão repreender. Esta é uma crise de saúde pública mortal”, declarou Hogan, que estabeleceu multa de até 5.000 dólares e possível prisão por um ano para os infratores.
No domingo 29, alarmado pela rápida propagação do coronavírus pelos Estados Unidos, Trump voltou atrás em sua projeção de reabertura dos negócios e escolas até a Páscoa, em 12 de abril. Afirmou que as medidas restritivas devem se manter até 30 de abril. Até esta segunda-feira, o país registra 159.184 casos de contaminação, dos quais 66.497 no estado de Nova York, segundo o levantamento em tempo real da Johns Hopkins University, de Washington. Os Estados Unidos também confirmam 2.945 mortes pela Covid-19, a doença causada pelo coronavírus.