Presidente chinês vai visitar Trump na próxima semana
O encontro deve ser focado em questões comerciais, um ponto de atrito entre os Estados Unidos e o gigante asiático
O presidente da China, Xi Jinping, irá viajar aos Estados Unidos para se encontrar com o presidente Donald Trump em 6 e 7 de abril, anunciou o Ministério das Relações Exteriores chinês nesta quinta-feira. A reunião acontecerá no resort de Mar-a-Lago, a propriedade do magnata na Flórida.
Essa será a primeira reunião entre Xi e Trump e acontece em um momento no qual os dois lados se enfrentam em questões delicadas, que vão das tensões com a Coreia do Norte e no Mar do Sul da China até disputas comerciais. O porta-voz do ministério, Lu Kang, não deu detalhes sobre a agenda do encontro, mas falou sobre a necessidade de se ver o “quadro completo” ao tratar dos interesses mútuos nas relações comerciais. Kang também defendeu que o comércio bilateral “gerou 2,6 milhões de postos de trabalho nos Estados Unidos”.
Durante a campanha presidencial, Trump atacou a China em diversas oportunidades, principalmente em tópicos econômicos. Segundo o presidente, a potência asiática roubou empregos dos Estados Unidos e manipula sua moeda para favorecer exportações. Desde a posse, porém, o republicano se mostrou mais brando perante o país de Xi e disposto a negociar um volume de negócios mais equilibrado entre as duas potências.
(Com Reuters e EFE)