Principal base naval russa na Crimeia é danificada por ataques ucranianos
Chefe da Marinha ucraniana afirma que ataques forçaram diversos navios de guerra russos prontos para combate a se deslocarem
A base naval de Sebastopol, onde fica a Frota do Mar Negro da Marinha da Rússia, teve sua capacidade comprometida por ataques de mísseis e drones navais ucranianos, forçando diversos navios de guerra prontos para combate a se deslocarem, disse o chefe da marinha da Ucrânia nesta sexta-feira, 5, à agência de notícias Reuters.
“Quase todos os principais navios prontos para combate foram movidos pelo inimigo da base principal da Frota do Mar Negro, e os navios são mantidos em Novorossiisk, além de alguns no Mar de Azov”, disse o vice-almirante Oleksiy Neizhpapa.
Neizhpapa afirmou que a Ucrânia destruiu ou danificou 27 embarcações navais russas. Segundo ele, a principal base naval da Rússia está se tornando ineficaz por causa dos ataques de Kiev, que usou barcos não tripulados para transportar explosivos até os navios russos e lançou mísseis contra as instalações da frota.
Ele acrescentou que os Estados Unidos devem entregar a Kiev caças F-16 em breve, desafiando o “domínio total” da Rússia sobre o Mar Negro.
“Os F-16 com os armamentos certos serão capazes de afastar os aviões de guerra russos. A parte noroeste do Mar Negro, particularmente o corredor para navios civis, estará quase 100% segura”, disse Neizhpapa.
No mês passado, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a frota de seu país estava passando por um processo de modernização e foi reabastecida nos últimos anos para “aumentar a estabilidade de combate” e fortalecê-la.
Para reforçar a defesa, alguns navios russo se posicionaram no Mar de Azov a leste da Crimeia. Agora, a Frota do Mar Negro é utilizada principalmente para logística, mas uma pequena parte ainda monitora o controle territorial costeiro e intercepta mísseis de cruzeiro na Ucrânia.