Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Prontos para a paz’: Zelensky visita Kherson dias após retirada russa

O presidente ucraniano marcou presença na região de maneira simbólica e declarou: 'Estamos avançando e prontos para a paz'

Por Da Redação
14 nov 2022, 08h57

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou a cidade de Kherson nesta segunda-feira, 14, dias após a Rússia bater em retirada e Kiev retomar controle da região ao sul do país.

“Estamos avançando”, disse Zelensky em um discurso a uma unidade militar na praça principal da cidade. “Estamos prontos para a paz, a paz para todo o nosso país.”

Em um vídeo que circula no Telegram, o presidente ucraniano disse a um grupo de repórteres que achava necessário visitar a cidade, apesar do perigo de se expor a ataques russos.

“Os militares correm riscos todos os dias, os jornalistas correm riscos”, disse ele. “Acho necessário estar aqui e falar sobre os moradores de Kherson, para apoiar as pessoas. Para fazê-los sentir que não estamos apenas falando sobre voltar, mas estamos realmente retornando, realmente levantando nossa bandeira.”

+ Ucrânia: batalha por Kherson será ‘a mais pesada’ da guerra

Ele acrescentou que esperava, com a visita, despertar alguma emoção e energia entre civis e militares ucranianos. “É motivador”, afirmou.

A estratégia já foi utilizada antes. Em setembro, quando a cidade de Izium foi libertada após mais de cinco meses de ocupação russa, Zelensky também fez uma visita surpresa para marcar a conquista.

No sábado 12, multidões comemoraram a libertação da cidade de Kherson depois que as forças ucranianas reconquistaram a capital regional e o exército russo recuaram para o leste.

A Ucrânia aumentou progressivamente a pressão sobre as posições da Rússia na cidade, que tem grande importância estratégica devido à sua posição próxima ao rio Dnipro, que dá acesso ao Mar Negro, e usou armas de longo alcance fornecidas pelo Ocidente para realizar ataques a linhas de suprimento e depósitos de munição.

Continua após a publicidade

Segundo blogueiros militares russos, a retirada da Rússia foi frenética e caótica. Moscou teria instruído soldados a vestir roupas de civis e encontrar qualquer maneira de escapar, enquanto feridos eram abandonados ou feitos prisioneiros. Alguns, inclusive, se afogaram no rio Dnipro enquanto tentavam escapar.

Contudo, a vida continua longe do normal. Autoridades alertaram moradores para terem cuidado com explosivos, minas e armadilhas espalhados pela cidade, e as forças russas ainda estão por perto – na outra margem do rio Dnipro.

A retirada da Rússia da cidade deu novo fôlego à Ucrânia, que já fala em vencer a guerra. Durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático no Camboja, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que a libertação de Kherson pelo exército de seu país se soma a outras batalhas vencidas e que a vitória contra a Rússia é uma questão de tempo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.