Putin diz que Brasil, China e Índia poderiam mediar negociações de paz
Presidente da Rússia citou os três países como possíveis interlocutores para uma trégua na guerra com a Ucrânia
O presidente russo Vladimir Putin citou nesta quinta-feira, 5, Brasil, China e Índia como possíveis mediadores caso as negociações de paz para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia sejam retomadas. Segundo a agência Reuters, o governante afirmou ainda que o acordo preliminar estabelecido em Istambul, na Turquia, ainda nas primeiras semanas do conflito, poderia servir de base para novas conversas.
As declarações foram dadas durante a participação de Putin em um fórum econômico em Vladivostok. De acordo com o site Politico, Putin mencionou os países dos Brics ao ser perguntado sobre possíveis mediadores para uma trégua no conflito. “China, Brasil e Índia. Eu estou em contato com meus parceiros e temos confiança uns nos outros”, disse. Depois, acrescentou: “Se existir uma vontade da Ucrânia de seguir com as negociações, eu posso fazer isso”.
Como está a guerra?
Nos últimos dias, a Rússia intensificou seus bombardeios contra a Ucrânia. Os ataques aéreos cada vez mais agressivos são uma resposta à invasão ucraniana de parte do território russo. Enquanto isso, o presidente Volodymyr Zelensky trocou um terço do seu gabinete, com a saída de sete ministros. O líder ucraniano prometeu que as mudanças darão “força renovada” ao país.