O Palácio de Buckingham anunciou nesta quinta-feira, 8, que a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, foi colocada sob supervisão médica e que seus médicos estavam “preocupados” com sua saúde.
A monarca de 96 anos não foi hospitalizada e permanece no Castelo de Balmoral, sua propriedade na Escócia, informou o comunicado real. Na noite de quarta-feira 7, ela cancelou abruptamente uma reunião por videochamada com membros de seu conselho privado depois que seus médicos a aconselharam a descansar.
“Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, disse o palácio em comunicado.
Na terça-feira 6, a rainha parecia frágil em uma reunião com a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss.
“Todo o país ficará profundamente preocupado com as notícias do Palácio de Buckingham nesta hora do almoço”, disse Truss pelo Twitter na quinta-feira. “Meus pensamentos – e os pensamentos das pessoas em todo o Reino Unido – estão com Sua Majestade a rainha e sua família neste momento”, disse ela.
The whole country will be deeply concerned by the news from Buckingham Palace this lunchtime.
My thoughts – and the thoughts of people across our United Kingdom – are with Her Majesty The Queen and her family at this time.
— Liz Truss (@trussliz) September 8, 2022
Segundo a emissora britânica BBC, a rainha está em uma “condição confortável”, e o príncipe William, seu neto, está atualmente a caminho de Balmoral. O príncipe Charles e sua esposa, Camila, também viajaram e já estão ao seu lado.