Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rebeldes iemenitas anunciam morte do ex-presidente Saleh

Ali Abdallah Saleh foi assassinado pelos rebeldes huthis depois de declarar suas intenções de iniciar um diálogo com a Arábia Saudita

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h38 - Publicado em 4 dez 2017, 13h17

Rebeldes huthis afirmaram nesta segunda-feira que o ex-presidente do Iêmen Ali Abdallah Saleh foi morto durante combates na capital, Sanaa. A morte do político de 75 anos foi confirmada por seu partido, o Congresso Geral do Povo (CPG), à emissora Al Jazeera.

Também segundo a rede de notícias do Catar, Saleh foi assassinado pelos rebeldes huthis durante um ataque com tiros e granadas ao seu carro. Mais cedo, circularam informações que uma das casas do ex-presidente havia sido alvo de explosivos plantados pelos insurgentes.

Fotos e vídeos, aparentemente feitos por rebeldes, circulavam nas redes sociais logo antes do anúncio dos huthis, mostrando o que parece ser o corpo de Saleh sem vida com um corte profundo atrás da cabeça. Um vídeo mostra ele sendo carregado em um cobertor florido, o rosto imóvel e a camisa ensanguentada.

Ali Abdallah Saleh presidiu o Iêmen por 33 anos antes de deixar o poder em 2012, sob pressão das ruas. Em 2014, se aliou aos rebeldes huthis apoiados pelo Irã para assumir o controle de Sanaa e lutar contra a coalizão liderada pela Arábia Saudita.

Continua após a publicidade

No sábado, Saleh declarou que estava trocando suas alianças na guerra civil para iniciar um diálogo com os sauditas, que lutam para reinstalar o governo apoiado pela ONU no país. Logo depois, foi ameaçado de morte pelos huthis.

O ex-presidente e os rebeldes controlavam juntos Sanaa há mais de três anos, mas uma disputa pela gestão das finanças e o poder, agravada por suspeitas de contatos secretos entre Saleh e Riad, desencadeou a crise na capital iemenita. Os combates entre os ex-aliados deixaram mais de 125 mortos ou feridos nos dois lados desde a quarta-feira passada, de acordo com fontes de segurança e hospitalares.

(com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.