Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia ameaça atingir satélites do Ocidente por apoio à Ucrânia

Autoridade do Ministério das Relações Exteriores afirmou que uso de satélites dos EUA e aliados para passar informações a Kiev justificaria ataque

Por Da Redação
27 out 2022, 08h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ESCALADA - Putin: mísseis são recados para a linha dura e o Ocidente -
    Para Rússia, uso de satélites ocidentais para ajudar o lado ucraniano é 'uma tendência extremamente perigosa' (Gavriil Grigorov/SPUTNIK/AFP)

    Um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira, 27, que a Rússia pode atacar satélites comerciais dos Estados Unidos e seus aliados, caso estejam envolvidos na guerra na Ucrânia.

    A Rússia, que em 1957 lançou o Sputnik 1, o primeiro satélite da história, e em 1961 levou o primeiro homem ao espaço, tem uma capacidade significativa de ofensivas espaciais – assim como os Estados Unidos e a China. Em 2021, a Rússia lançou um míssil antissatélite para destruir um de seus próprios satélites.

    Konstantin Vorontsov, vice-diretor do departamento de não-proliferação e controle de armas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse às Nações Unidas que os Estados Unidos e seus aliados estão tentando usar o espaço para impor o domínio ocidental.

    Ele afirmou ainda que o uso de satélites ocidentais para ajudar o lado ucraniano era “uma tendência extremamente perigosa”.

    Continua após a publicidade

    “A infraestrutura civil pode ser um alvo legítimo para um ataque de retaliação”, disse Vorontsov ao Primeiro Comitê das Nações Unidas, acrescentando que o uso de tais satélites pelo Ocidente para apoiar a Ucrânia foi “provocativo”.

    “Estamos falando sobre o envolvimento de componentes da infraestrutura espacial civil, incluindo comercial, pelos Estados Unidos e seus aliados em conflitos armados”, completou.

    Vorontsov não mencionou nenhuma empresa de satélite específica, embora Elon Musk tenha dito no início deste mês que sua empresa de foguetes SpaceX continuaria a financiar seu serviço de internet Starlink na Ucrânia, citando a necessidade de “boas ações”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.