Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia pode invadir a Ucrânia nesta semana, diz conselheiro de Biden

Em entrevista a TV americana, conselheiro de Segurança disse que, pelo modo como os russos organizaram suas forças, ação militar pode ser a qualquer momento

Por Da Redação
13 fev 2022, 13h39

O conselheiro de Segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, afirmou neste domingo, 13, em entrevista ao canal americano CNN, que acredita que a Rússia pode invadir a Ucrânia nesta semana, considerando as movimentações militares na região. Segundo Sullivan, as forças russas estão em um lugar onde uma invasão pode ocorrer antes do final dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, no próximo dia 20. “Uma grande ação militar pode começar pela Rússia na Ucrânia a qualquer momento”, declarou.

“A maneira como eles construíram suas forças, como manobraram as coisas, torna real a possibilidade de que haverá uma grande ação militar muito em breve. Estamos preparados para continuar a trabalhar na diplomacia, mas também estamos preparados para responder de forma unida e decisiva com nossos aliados e parceiros caso a Rússia prossiga”, disse Sullivan.

As declarações à televisão americana vêm um dia depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, conversar por telefone com o líder russo Vladimir Putin sobre a crescente presença de soldados nas fronteiras com a Ucrânia. No telefonema, Biden deixou claro que, se houver uma invasão, os Estados Unidos e seus aliados irão impor à Rússia “custos rápidos e severos”.

Os americanos calculam que a Rússia tenha reunido mais de 100 000 soldados perto da fronteira da Ucrânia, e os Estados Unidos informaram, com base em imagens de satélites, que novos militares estão chegando. Na sexta-feira, 11, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, já havia dito que a Ucrânia pode ser invadida “a qualquer momento”. Putin nega que irá atacar, mas faz uma série de exigências, como a não entrada da Ucrânia na Otan e a retirada de tropas de alguns ex-Estados soviéticos, o que o Ocidente reluta em atender.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.