A rainha Elizabeth II, que morreu “pacificamente” aos 96 anos nesta quinta-feira, 8, no castelo de Balmoral, na Escócia, visitou o Brasil uma única vez em 1968, conhecendo alguns dos principais pontos turísticos nacionais e se encontrando com nomes de peso, incluindo um outro rei: Pelé. Na época com 42 anos de idade, sendo 15 deles já à frente da monarquia, ela chegou a Recife de avião para uma viagem de 11 dias.
Da capital pernambucana, Elizabeth viajou no mesmo dia a Salvador, onde ficou por três horas e visitou o Mercado Modelo, tendo recebido um balangandã de prata entregue por comerciantes locais.
+ Líderes e personalidades mundiais lamentam morte de Elizabeth II
Na sequência, ao lado de seu marido Philip, que morreu no ano passado, aos 99 anos, ela foi até o Rio de Janeiro participar de uma série de eventos. Poucos dias depois, voltariam para lá para conhecer mais pontos turísticos.
No quinto dia de viagem, o casal real pegou um voo em direção a Brasília e foi recebido pelo então presidente Arthur Costa e Silva. Na capital nacional, milhares de pessoas se aglomeraram por onde Elizabeth passava para ver de perto um membro da realeza.
“Em particular, impressionou-me a ideia traduzida na mais ousada e bela das arquiteturas, de se construir uma capital em torno dos três Poderes fundamentais do Estado: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário”, disse ela na época.
De Brasília, a comitiva da realeza foi até São Paulo, onde visitou o Monumento do Ipiranga, o Terraço Itália e passou a noite no Palácio dos Bandeirantes. No dia seguinte, com a presença do prefeito Faria Lima e do governador Abreu Sodré, Elizabeth e Philip participaram da inauguração do Museu de Arte de São Paulo, até se deslocarem a Campinas.
+ Morte da rainha Elizabeth II: A nova linha de sucessão da família real
A visita à cidade paulista durou pouco e, no final da turnê ao Brasil, a realeza voltou ao Rio de Janeiro. Por lá, conheceram a praia de Botafogo, o Mirante Dona Marta e o Outeiro da Glória, além de passagens por Copacabana, Ipanema, Lagoa, Laranjeiras e Catete. A monarca também participou de um almoço para 200 convidados com o governador Negrão de Lima no Museu de Arte Moderna e ofereceu um jantar a bordo da embarcação oficial real para 50 pessoas.
Por fim, ainda em terras cariocas, ela curtiu um samba na quadra da Estação Primeira de Mangueira, assistiu a um jogo de futebol com Pelé no Maracanã e participou da cerimônia de lançamento das obras da ponte Rio-Niterói.