Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Senado dos EUA aprova prorrogar fundo a vítimas do 11/9 até 2090

Recursos são destinados a socorristas e feridos durante ataques; congressistas estimam que US$ 10 bilhões serão pagos na próxima década

Por Da Redação
Atualizado em 24 jul 2019, 11h15 - Publicado em 24 jul 2019, 10h28

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira 23, por ampla maioria, um projeto para prorrogar até 2090 os fundos destinados a socorristas e feridos nos ataques de 11 de setembro.

A medida, que prevê bilhões de dólares em fundos, já passou pela Câmara dos Representantes e agora deve ser assinada pelo presidente Donald Trump.

O Fundo de Compensação às Vítimas do 11 de Setembro cobre as despesas médicas dos feridos e dos socorristas que ajudaram nos resgates das vítimas e na limpeza dos escombros.

A iniciativa foi criado logo após os ataques, em 2001. O governo americano já destinou 7,3 bilhões de dólares para as compensações, que foram pagas para 21.000 pessoas. Há ainda 19.000 casos a serem analisados de pessoas que solicitaram receber o auxílio, segundo a rádio NPR.

Em 2006, o Congresso reativou o fundo. A distribuição das compensações, contudo, estava prevista somente até 2020.

Continua após a publicidade

Nos últimos anos, socorristas afetados e os familiares dos que já morreram foram ao Congresso pedir aos legisladores que prorrogassem o financiamento. O projeto de lei atual estende a compensação por décadas e permite a distribuição das “somas que sejam necessárias”.

Os congressistas destinaram desta vez um orçamento federal de 10,2 bilhões de dólares para o fundo para a próxima década.

O senador Chuck Schumer, de Nova York, descreveu esta terça como “um dia de alívio” para os socorristas, depois de passarem anos pedindo que os fundos fossem reautorizados.

Continua após a publicidade

“Graças a Deus essas desculpas e esses atrasos terminam hoje para sempre e nossos socorristas podem ir para casa para cuidar da própria saúde”, disse Schumer.

Os heróis do 11 de Setembro de 2001
Bombeiros de Nova York carregam o corpo de seu colega Al Fuentes, ferido no colapso das torres gêmeas do World Trade Center – 11/09/2001 (Matt Moyer/Corbis/Getty Images)

Acredita-se que até 80.000 pessoas – incluindo bombeiros, policiais, equipes de emergência, empreiteiros e pessoal de limpeza – ajudaram as vítimas após os ataques de 11 de setembro em Nova York e na Virgínia.

Muitas dessas pessoas se expuseram a detritos tóxicos no ar, incluindo amianto, chumbo e concreto pulverizado. Além disso, outras 400.000 pessoas foram supostamente expostas a substâncias tóxicas ou sofreram ferimentos com a queda das Torres Gêmeas em Nova York.

Continua após a publicidade

A senadora Kirsten Gillibrand indicou que 10.000 pessoas foram diagnosticadas com cânceres relacionados com o 11 de setembro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.