O ator americano Steven Seagal, que desde 2016 possui nacionalidade russa, foi nomeado emissário para as relações humanitárias da Rússia com os Estados Unidos, anunciou no sábado (4) o governo de Moscou.
“Steven Seagal foi nomeado representante especial do Ministério das Relações Exteriores, a cargo das relações humanitárias russo-americanas”, informou a diplomacia russa em sua página oficial no Facebook.
Seu trabalho consistirá em “assistir no desenvolvimento das relações russo-americanas no tema humanitário, inclusive a cooperação no campo da cultura e da arte”.
De acordo com a chancelaria, trata-se de um cargo similar ao de “embaixador de boa vontade da ONU” e que “não prevê uma remuneração”.
As relações entre Moscou e Washington estão em seu pior momento desde o fim da Guerra Fria, lastreadas, entre outras questões, pelas divergências sobre o conflito na Síria e na Ucrânia ou as acusações de ingerência russa nas eleições presidenciais de 2016, uma acusação que a Rússia nega.
Assumido admirador do presidente russo Vladimir Putin, a quem elogiou publicamente como “um dos grandes líderes mundiais vivos”, o ex-astro do cinema de ação americano e especialista em artes marciais nasceu no Michigan, nos Estados Unidos, mas é neto de judeus russos que emigraram para a América. Ele recebeu a nacionalidade russa por determinação do próprio Putin, em novembro de 2016.
(Com AFP)