Terremoto na China: Homem é resgatado após 17 dias perdido nas montanhas
Durante o desastre, Gan Yu ficou para trás para ajudar outros funcionários da hidrelétrica, mas acabou ficando para trás
Um funcionário de uma usina hidrelétrica no sudoeste da China que estava desaparecido após um terremoto de magnitude 6,8, em 5 de setembro, na província de Sichuan, foi encontrado vivo na quarta-feira, 21. Em espírito de solidariedade, um morador próximo ao local do desastre se empenhou em ajudar as equipes de resgate nas operações de busca e encontrou o homem desaparecido no meio das árvores.
Durante o terremoto que causou a morte de 93 pessoas e deixou mais de 400 feridos, Gan Yu, de 28 anos, ficou para trás para ajudar outras pessoas na usina hidrelétrica de Wangdong, onde trabalhava. No entanto, perdeu os óculos e ficou perdido no local, já que sofre de miopia severa, de acordo com a Rádio Nacional da China.
Junto a um colega, ele permaneceu para prestar os primeiros socorros a funcionários feridos. Quando tentaram sair, eles caminharam por cerca de 20 quilômetros pelas montanhas ao redor da fábrica, o que dificultou que fossem encontrados por equipes de resgate.
+Em data marcada por tragédias, México tem terremoto e alerta de tsunami
Três dias depois do terremoto, o amigo foi encontrado após conseguir chamar a atenção dos socorristas ao fazer um incêndio. No entanto, quando o abrigo de seu companheiro foi encontrado, Gan não estava mais lá. Os socorristas descobriram apenas roupas descartadas e acreditaram que ele poderia ter morrido de hipotermia.
Quando o morador Ni Taigao tomou conhecimento que as equipes de socorros procuravam o funcionário da usina hidrelétrica, ele pós em prática seu conhecimento local. Depois de algumas horas de busca, ouviu os gritos de Gan e o encontrou debaixo das árvores.
Mais tarde, as equipes de resgate chegaram ao local e levaram Gan para um hospital, onde ele foi tratado por fraturas ósseas.