O time de futebol adolescente da Tailândia que havia se perdido em uma caverna no sábado, 23, foi encontrado vivo, informou à CNN uma fonte envolvida no resgate. Os doze adolescentes, com idade entre 11 e 16 anos e seu treinador, de 25 anos, ficaram presos numa caverna alagada ao tentar fugir da chuva.
A televisão tailandesa transmitia ao vivo o resgate, bem como imagens de familiares e colegas das crianças rezando. A esperança de encontrar todos vivos diminuía a cada dia, conforme a caverna ia se enchendo de água. Uma grande equipe de resgate foi montada, incluindo mergulhadores internacionais.
Na sexta-feira, 29, foram lançadas caixas com comida e telefones celulares na caverna a partir de um poço vertical, perto do local onde as equipes de emergência acreditam que poderia estar o grupo.
Os amplos esforços de resgate foram dificultados pelas fortes chuvas, que inundaram a caverna de Tham Luang, situada no norte da Tailândia, e bloquearam o acesso às câmeras onde esperavam encontrar o grupo.
Mas, os mergulhadores aproveitaram um breve período de tempo bom nesta segunda para adentrar mais a caverna, onde o nível de água reduz lenta, mas incessantemente, a cada hora graças ao bombeamento contínuo.
A caverna de Tham Luang está localizada perto da tríplice fronteira entre a Tailândia, Mianmar e Laos, no Sudeste Asiático. É uma região visitada por turistas, porém, na época das chuvas, é fechada para visitações.
O drama do time foi acompanhado ao vivo pela televisão tailandesa e os internautas não falavam em outra coisa durante dias. Nesta segunda-feira organizaram uma cerimônia na escola das crianças.