Tornado destrói cidade nos Estados Unidos e deixa vários mortos
Autoridades ainda não especificaram número de óbitos e feridos em Greenfield, no estado e Iowa, após um dos tornados mais intensos dos últimos anos
A pequena cidade de Greenfield, em Iowa, nos Estados Unidos, foi completamente destruída na terça-feira 21, depois de um dos tornados mais intensos na região nos últimos anos. Destroços de casas e carros espalhados por todo o município, e as autoridades locais afirmaram que várias pessoas morreram, além de outras terem ficado feridas, mas não especificaram a quantia exata.
O sargento Alex Dinkla, da polícia do estado de Iowa, confirmou que houve múltiplas mortes em Greenfield durante um briefing sobre a tempestade mortal, informou a emissora americana NBC News. Mas não disse quantas pessoas morreram. “Ainda estamos contando neste momento.”
Devastação
A cidade tem cerca de 2 mil habitantes e fica a 88 quilômetros da capital do estado, Des Moines. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a devastação em Iowa , com edifícios destruídos, carros capotados e turbinas eólicas quebradas.
O hospital local também foi atingido e as vítimas precisaram ser levadas para outros municípios. Pelo menos 12 pessoas foram transportadas para hospitais da área com ferimentos relacionados à tempestade. “Este tornado devastou boa parte desta cidade e comunidade”, disse Dinkla.
The only video I will post if the damage in Greenfield yesterday. Still can’t believe what I saw #iawx pic.twitter.com/A0njjRnw62
Continua após a publicidade— Ryan Scholl (@WxScholl) May 22, 2024
Check out this whip-like vortex in the #tornado south of Greenfield, Iowa with @theScantman on the controls. Full 4K video is on YT WATCH: https://t.co/SQHq4Cwmwg pic.twitter.com/FyBbaHxUuV
— Reed Timmer, PhD (@ReedTimmerUSA) May 22, 2024
Continua após a publicidade
Emergência
Segundo o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos, já foram emitidos alertas de tornados, além de avisos de tempestades severas, para grande parte da cidade e outros estados do país. O governador de Iowa, Kim Reynolds, declarou emergência para outros 15 condados da região e garantiu que recursos seriam utilizados em resposta do desastre.
“Esta é uma missão de busca e resgate, e continuará a ser durante todo o dia”, afirmou ele. “E é difícil acreditar que isso aconteceu de novo”, acrescentou.
O Serviço Meteorológico Nacional disse que 20 tornados foram detectados em Iowa, bem como um em Wisconsin. As tempestades devem viajar para o leste, afetando uma faixa de quase 2.500 quilômetros dos Estados Unidos, de Vermont até o sul do Texas, informou a CNN.