Trump anuncia reunião para encerrar ‘shutdown’ e diz: ‘muro está chegando’
Governo americano está paralisado desde 22 de dezembro; muro na fronteira com o México é principal motivo de discórdia quanto ao orçamento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pressionar os democratas por um acordo para pôr fim à paralisação do governo (shutdown). Trump, que tem ameaçado declarar “emergência nacional” caso o impasse continue, anunciou em sua conta no Twitter que, neste domingo 6, terá reuniões em Camp David com membros do alto escalão da Casa Branca para discutir a segurança na fronteira, entre outros assuntos.
Em uma série de mensagens, Trump citou a uma pesquisa da Associated Press-NORC Center sobre imigração, alertou sobre a urgência de se chegar a um consenso e em tom ameaçador disse na última mensagem: “O muro está chegando”. O tuíte é ilustrado por uma foto do presidente e um muro.
O tema é o principal motivo de discórdia entre democratas e republicanos quanto ao orçamento do governo e provocou o chamado ‘shutdown‘ desde o dia 22 de dezembro do ano passado
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2019
“AP-Norc Poll: ‘Imigração está entre as principais preocupações em 2019’. As pessoas querem o fim do tráfico de drogas e criminosos na fronteira. Querem segurança na fronteira! Diga aos democratas para fazerem o inevitável agora. A espera é custosa e perigosa!”, afirmou o presidente.
AP-NORC POLL: “Immigration among the top concerns in 2019.” People want to stop drugs and criminals at the Border. Want Border Security! Tell the Dems to do the inevitable now, rather than later. The wait is costly and dangerous!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2019
(Com Estadão Conteúdo)