Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump cancela reunião secreta com presidente do Afeganistão e Talibã

Presidente afirmou que tomou decisão após o grupo extremista realizar um ataque a bomba em Cabul, deixando um soldado americano morto

Por Redação
Atualizado em 7 set 2019, 22h25 - Publicado em 7 set 2019, 22h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Saul Loeb/AFP)

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou neste sábado, 7, os planos de realizar uma reunião secreta em Camp David com o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, e líderes do Talibã após o grupo extremista realizar um ataque a bomba em Cabul. Em sua conta oficial no Twitter, Trump afirma que o líder afegão e os representantes do Talibã estariam a caminho dos EUA na noite deste sábado.

    “Sem o conhecimento de quase todos, os principais líderes do Talibã e, separadamente, o presidente do Afeganistão, se reuniriam secretamente comigo em Camp David no domingo”, escreveu Trump. Após o ataque, “cancelei imediatamente a reunião e as negociações de paz. Que tipo de gente mataria tantas pessoas para aparentemente fortalecer sua posição na negociação?”, concluiu.

    Na quinta-feira 5, o Talibã assumiu responsabilidade pela explosão de uma bomba no leste da capital afegã. O ataque deixou dez mortos, incluindo um cidadão da Romênia e um soldado americano.

    Ghani tinha planos de viajar aos EUA para negociações com Trump, conforme noticiou o Wall Street Journal na sexta-feira 6. Porém, a data da visita do presidente afegão a Washington não estava confirmada.

    O governo Trump iniciou há um ano negociações diretas e inéditas com o Talibã, que as forças americanas expulsou do poder durante a intervenção militar iniciada após os atentados realizados pelo grupo jihadista Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001.

    Washington estava prestes a fechar um acordo para permitir o início da retirada progressiva dos cerca de 13.000 soldados americanos mobilizados no Afeganistão em troca de garantias por parte do Talibã de uma redução da violência e do lançamento de negociações de paz diretas com o governo de Cabul, condição que os rebeldes vinham rejeitando até o momento.

    (Com Estadão Conteúdo e AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.