Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump considera inaceitável declaração de Fauci sobre riscos de reabertura

Líder da força-tarefa médica da Casa Branca contra a Covid-19 advertiu risco de reabrir a economia e relaxar o isolamento social cedo demais

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 Maio 2020, 09h36 - Publicado em 14 Maio 2020, 09h21

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu nesta quarta-feira 13 como inaceitável uma advertência do principal especialista em doenças infecciosas do país, Anthony Fauci, nesta semana, sobre os perigos de reabrir a economia muito rapidamente.

“Para mim, não é uma resposta aceitável”, disse Trump a repórteres na Casa Branca, observando que ficou surpreso com a declaração que Fauci deu aos parlamentares em depoimento ao Senado dos Estados Unidos na terça-feira 12.

ASSINE VEJA

Quarentena em descompasso
Quarentena em descompasso Falta de consenso entre as autoridades e comportamento de risco da população transforma o isolamento numa bagunça. Leia nesta edição ()
Clique e Assine

Fauci, que dirige o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e lidera a força-tarefa médica da Casa Branca contra a Covid-19, alertou que uma saída prematura do isolamento poderia levar a surtos adicionais do coronavírus, que já matou mais de 82.000 pessoas nos Estados Unidos e colocou a economia de joelhos.

Continua após a publicidade

O médico de 79 anos se tornou alvo de críticas dos teóricos da conspiração e da extrema-direita americana desde que fez declarações sobre o surto que estavam em desacordo com as de Trump.

Fauci não mede palavras sobre a gravidade do momento, prima pela clareza e cumpre seu papel de voz do bom senso, em contraponto às trapalhadas do governo. Quando Trump alegou em março que o surto estava sob controle, ele rebateu que o pior ainda estava por vir. Fez pouco da cloroquina, exaltada pelo presidente como medicamento eficaz no tratamento da Covid-19: “As evidências até agora são uma piada”.

Atribui-se a ele a postergação da retomada das atividades nos Estados Unidos, que Trump queria para a Páscoa. Por essas e outras, uma pesquisa mostrou que Fauci tem a confiança de três em cada cinco americanos.

Porém, nem mesmo Fauci foi capaz de parar o presidente nas últimas semanas. O republicano, que coloca o fortalecimento da economia como ponto central em sua proposta de reeleição em novembro, vem incentivando os estados a reabrirem negócios considerados não essenciais em meio à pandemia.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.