Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump deve anunciar decisão sobre acordo nuclear com Irã nesta terça

Presidente teria até o dia 12 de maio para tomar decisão; governo do Irã acusa Washington de violar sistematicamente o acerto

Por Da redação
7 Maio 2018, 17h09

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta segunda-feira (7) que tornará pública na próxima terça-feira (8) sua decisão sobre a permanência ou não no acordo nuclear com o Irã, assinado pelas principais potências mundiais com Teerã em 2015.

“Anunciarei minha decisão sobre o acordo com o Irã amanhã na Casa Branca às 14h (horário local, 15h de Brasília)”, escreveu Trump em sua conta no Twitter.

No acordo, assinado em 2015 durante o governo de Barack Obama, o Irã concordava em limitar seu programa nuclear em troca da suspensão das sanções impostas por Estados Unidos e Europa. Trump tinha até o dia 12 para anunciar se iria retirar ou não o país do acordo. China, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha também assinaram o documento. O presidente americano considera o acordo como “terrível” e “horrível” e já disse em várias ocasiões que se retirará do pacto se este não for revisado. Ele exige a limitação do sistema de mísseis balísticos do Irã e de sua influência na região.

O presidente francês, Emmanuel Macron, assim como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, visitaram Washington nos últimos dias para pressionar o governante americano a permanecer no acordo.

Continua após a publicidade

Na última quinta-feira (3), o secretário geral da ONU, António Guterres, pediu para que o presidente optasse por permanecer no acordo nuclear com o Irã para evitar uma possível escalada de conflitos na região do Oriente Médio.

O ministro de relações exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, criticou a posição de Trump e acusou os Estados Unidos de terem violado “sistematicamente o acordo, especialmente por intimidar outros de fazer negócios com o Irã”. Em um vídeo no Youtube, ele anunciou que seu país não tem a intenção de renegociar o acordo.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.