Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump e Putin convidam um ao outro para visita a suas capitais

Sintonia dos dois presidentes sobre a questão da ingerência russa nas eleições americanas de 2016 ainda é criticada duramente nos EUA

Por Da Redação
Atualizado em 27 jul 2018, 18h01 - Publicado em 27 jul 2018, 16h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, se encontram durante conferência do G20 em Hamburgo, na Alemanha - 07/07/2017
    Os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin: novo encontro previsto em 2019. 07/07/2017 (Mikhail Klimentiev/Reuters)

    Em um claro sinal de que o segundo encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia se dará logo no início de 2019, cada um declarou hoje (27) estar disposto a visitar o outro. As iniciativas de Moscou e de Washington ignoram as duras críticas sofridas por Donald Trump por ter se reunido com Vladimir Putin no último dia 16, em Helsinque, e os rumos da investigação federal sobre a influência russa nas eleições americanas de 2016.

    “Estamos dispostos a convidar o presidente Trump a Moscou. Estou disposto a ir a Washington”, afirmou Putin à imprensa em Johannesburgo, onde participa da reunião de líderes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

    A Casa Branca respondeu que Trump “espera receber o presidente Putin em Washington depois do primeiro dia do ano, e está disposto a visitar Moscou se receber um convite formal”.

    Putin disse que as reuniões bilaterais, como a que teve com Trump na Finlândia, são úteis. Ele elogiou seu colega “por sua grande qualidade de tentar cumprir suas promessas junto aos eleitores americanos”. Não especificou quais delas.

    Continua após a publicidade

    Ambos demonstraram uma inesperada compatibilidade durante a entrevista à imprensa que concederam ao final do encontro de Helsinque. Em especial, sobre as acusações de ingerência russa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

    Putin negou que a interferência tenha ocorrido. O americano disse não ter razões para duvidar da declaração do colega russo, mesmo quando questionado se acreditaria mais em Putin ou nas agências de inteligência americanas, que investigam o caso.

    Trump foi recebido em Washington com uma saraivada de críticas da oposição democrata e, especialmente, de sua base republicana. Por essa razão, recuou em sua intenção de reencontrar-se com o presidente russo ainda neste ano.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.