Trump promete reciprocidade a países que retirarem barreiras contra EUA
Estados Unidos trava guerra comercial com diversos países, entre eles a China, que já anunciou medidas duras contra Washington
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no início da noite deste domingo, 24, via Twitter, que o país vai tratar com maior reciprocidade nas questões comerciais “quem retirar barreiras artificiais” contra produtos americanos.
“Os Estados Unidos estão insistindo que todos que colocaram barreiras e tarifas comerciais artificiais sobre as mercadorias que entram em seu país removam essas barreiras e tarifas para serem atendido com maior reciprocidade pelos EUA. O comércio deve ser justo e não uma via de apenas uma mão”, afirmou o presidente.
A retórica de Trump coincide com o tom que ele tem adotado nos últimos dias. No começo da semana passada, ele pediu que o Escritório do Representante Comercial (USTR, na sigla em inglês) fizesse um levantamento de 200 bilhões de dólares em produtos da China a serem sobretaxados em 10%. Em resposta, Pequim disse estar em “guerra comercial” com os Estados Unidos e prometeu “medidas duras” contra Washington.
Em outras frentes, Trump duela com Canadá e México, parceiros do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), e a União Europeia.