Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump: Reunião entre Coreias é ‘histórica’, mas ‘só o tempo dirá’

China e Japão torcem por medidas concretas de paz na península coreana; Rússia espera fornecer gás e construir ferrovias nos dois países

Por Da redação
27 abr 2018, 10h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong Un compartilham um brinde na aldeia de trégua de Panmunjom, dentro da zona desmilitarizada que separa as duas Coréias, na Coréia do Sul - 27/04/2018 (Korea Summit Press Pool/Reuters)

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu como “histórica” a reunião de cúpula realizada pelos líderes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte nesta sexta-feira (27), mas ressaltou que “só o tempo dirá” qual será seu resultado.

    “Depois de um ano furioso de lançamentos de mísseis e de testes nucleares, ocorre uma reunião entre as Coreia”, comentou Trump há pouco em sua conta no Twitter. “Boas coisas estão acontecendo, mas só o tempo dirá”, acrescentou.

    Em outra mensagem na rede social, Trump afirmou, enfaticamente, que a guerra coreana vai acabar e que os Estados Unidos e seu “grande povo” devem ficar muito orgulhosos pelo que está se desenrolando nas Coreias.

    Em comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira, as Coreias anunciaram que pretendem assinar um tratado de paz ainda este ano e que têm a meta comum de buscar a desnuclearização completa da Península Coreana.

    Continua após a publicidade

    China

    A China também se pronunciou sobre a cúpula entre os países, elogiando a decisão de firmar um acordo de paz entre as Coreias. O conflito bélico terminou em 1953 com um armistício, mas não com um tratado de paz.

    Isso significa que os países continuam em situação de guerra, mas em período de trégua. O comunicado divulgado nesta sexta-feira indica que os países pretendem assinar um tratado de paz oficial ainda este ano.

    O Ministério de Relações Exteriores chinês disse, em comunicado, que a China espera que todas as partes possam manter o ambiente de diálogo e promover conjuntamente uma resolução política para a questão da península coreana. Além disso, também espera que seu país possa desempenhar um papel pró-ativo nesse sentido.

    Continua após a publicidade

    Japão

    O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, saudou a cúpula entre os líderes coreanos nesta sexta-feira e disse esperar que Pyongyang tome medidas concretas para cumprir suas promessas.

    Abe afirmou que o Japão ficará em contato próximo com os Estados Unidos e a Coreia do Sul nas questões relacionadas à Coreia do Norte, acrescentando que seu país não foi deixado de fora do processo de desnuclearização.

    Rússia

    O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse em comunicado divulgado nesta sexta-feira que seu país está pronto para facilitar a cooperação prática entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul para construção de ferrovias e fornecimento de gás e energia.

    Conectar os dois países com estradas e ferrovias é um dos pontos presentes na declaração da cúpula. “Vemos isso como um passo significativo de Seul e Pyongyang em direção à reconciliação nacional e ao estabelecimento de relações fortes, que são inerentemente valiosas”, acrescentou o órgão russo.

    Continua após a publicidade

    (Com Estadão Conteúdo e Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.