Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump terá de pagar multa de R$ 1,76 bilhão por fraude financeira

Decisão também impede ex-presidente de trabalhar, como funcionário ou diretor, em qualquer empresa em Nova York por três anos

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 17h13 - Publicado em 16 fev 2024, 17h30

O ex-presidente americano Donald Trump terá de pagar uma multa de 354,9 milhões de dólares (cerca de 1,76 bilhão de reais) por ter inflado números do balanço financeiro de uma de suas empresas, decidiu um juiz de Nova York nesta sexta-feira, 16.

Em decisão, o juiz Arthur Engoron também impede Trump de trabalhar, seja como funcionário, seja como diretor, em qualquer empresa em Nova York por três anos. O magistrado, no entanto, voltou atrás em uma ordem de dissolver as empresas que controlam os pilares do império imobiliário de Trump, dizendo não ser mais necessário porque vai nomear um diretor independente para supervisionar os negócios.

Os filhos adultos do ex-presidente, Don Jr. e Eric, também eram réus no caso e foram condenados a pagar 4 milhões de dólares cada um.

A ação movida pela Procuradora-Geral de Nova York, Letitia James, acusou Trump e as empresas da sua família de exagerarem o seu patrimônio líquido em até 3,6 bilhões de dólares por ano durante uma década para enganar bancos e conseguir melhores condições de empréstimo.

Continua após a publicidade

Trump negou qualquer irregularidade e classificou o caso como uma vingança política de James, que é do Partido Democrata.

A advogada de Trump, Alina Habba, disse em um comunicado que a decisão é uma “injustiça manifesta” e “o culminar de uma caça às bruxas de vários anos politicamente alimentada” contra ele.

“Isto não se trata apenas de Donald Trump – se esta decisão for mantida, servirá como um sinal para todos os americanos de que Nova York  já não está aberta aos negócios”, disse Habba, acrescentando que planeja recorrer.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.