Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump volta a defender juiz acusado de abuso: ‘Foi provado que é inocente’

Em cerimônia na Casa Branca, Kavanaugh declarou não ter 'ressentimentos' e prometeu ser 'uma força de estabilidade e união'

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h07 - Publicado em 9 out 2018, 09h42

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender nesta quarta-feira que o novo juiz da Suprema Corte, Brett Kavanaugh, é inocente das acusações de abuso sexual feitas por três mulheres.

“Ficou provado que o senhor é inocente”, declarou Trump durante uma cerimônia na Casa Branca para festejar a posse de Kavanaugh, confirmado no último sábado pelo Senado após uma longa batalha política.

Sem mencionar as acusações das quais o juiz é alvo ou citar Christine Blasey Ford, a mulher que denunciou no Senado que Kavanaugh abusou dela quando ambos eram menores de idade, Trump condenou duramente o processo ao qual o magistrado foi submetido.

“Em nome de todo o país, quero me desculpar com Brett e com toda a família Kavanaugh pela dor e sofrimento que tiveram que passar”, afirmou Trump no começo da cerimônia.

“O que aconteceu com a família Kavanaugh viola qualquer noção de justiça, decência e devido processo”, acrescentou Trump, que descreveu o caso como uma campanha “de destruição pessoal e política baseada em mentiras”.

Após o testemunho de Christine, Trump autorizou o FBI a investigar as acusações contra Kavanaugh, mas a agência ouviu um número limitado de testemunhas em apenas cinco dias e não se posicionou sobre a culpabilidade ou inocência do juiz.

Ao lado da esposa e das duas filhas na cerimônia na Casa Branca, Kavanaugh agradeceu a Trump pelo apoio durante o processo de confirmação e ressaltou que o tenso trâmite o “colocou à toda prova”, mas não o mudou.

“O processo de confirmação no Senado foi litigioso e emocional. Este processo terminou. Meu objetivo agora é ser o melhor juiz que puder ser. Assumo este escritório com gratidão e sem nenhuma amargura”, declarou Kavanaugh.

Continua após a publicidade

O magistrado prometeu ser “uma força de estabilidade e união”, servir “a toda a nação” e fazer seu trabalho de forma “independente e imparcial”.

Agora que Kavanaugh está confirmado, espera-se que o tribunal de nove juízes, que analisa as questões constitucionais, adote um enfoque definitivamente mais conservador.

A psicóloga Christine Blasey Ford acusou o juiz de ter tentado estuprá-la em 1982, quando eram adolescentes. Além dela, duas outras mulheres se apresentaram com outros relatos de má conduta sexual do juiz.

(Com EFE e AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.